Podcrastinadores.S06E03 – Debate-Papo: o presente e o futuro do consumo de filmes e séries

Em mais um debate-papo, hoje teremos um episódio em duas metades analisando o consumo de filmes e séries de TV.

A primeira metade é o nosso painel ao vivo no DIGI Festival, que aconteceu nos dias 18 a 20 de Janeiro no CCBB e reuniu num só lugar uma galera de peso para debater os rumos da cultura digital. Estivemos lá no segundo dia de evento e batemos um papo sobre como os canais de streaming estão influenciando a nossa forma de consumir as produções audiovisuais. Neste painel pudemos contar com os convidados Melissa Pereira, do canal Yada Yada, e Carlos Voltor, do Voltorama.

A segunda metade é a continuação do tema, já com a presença do Caruso, onde concluímos o assunto especulando os rumos que a tecnologia seguirá, e o que a gente gostaria que existisse que pudesse melhorar ou complementar os nossos momentos de ver filmes e séries.

Um episódio bastante reflexivo, informativo e curioso sobre o nosso entretenimento preferido. 🙂

E você? Conta aí pra gente como você assiste os filmes e séries hoje em dia. Muitas mudanças desde que era apenas um nerdizinho? O streaming está mudando seus hábitos? O que você acha que vai ser o futuro? E que serviço você gostaria que existisse pra isso?


Links relacionados:


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Adriano Cavalari, Alan Martins, Alan Tadini, Alberto Camilo, Alexandre Böhm, Alexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Anderson Dias, Andre Estrela, Anna Cruz, Arnaldo Iwamoto, Beatriz Cunha, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, Carlos Eduardo Valesi, Carlos Tenorio, César Albuquerque Lima, Cesar Mashima, Daniel Alexandre Moreira, Daniel Colicchio, Daniel do Nascimento, Daniel Pereira, Diego Livingstonn Dierly Cordeiro, Draco, Duran de Carvalho, Eder Fabio Ribeiro, Eduarda Azevedo, Eduardo Canha, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emerson Lara, Emílio Mansur, Fábio Bentes, Fábio Bentes Jr., Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Fernando Althof, Fernando Gontijo, Fernando Oliveira, Frederico Lucca, Gilnei Freire, Gustavo Medeiros, Herbert de Souza, Hugo Nanni, Isabela Caixeiro, José Eduardo Silva, José Maria Leite, Juliano Ribeiro, Kauê Lovecchio, Klicia Figueiredo, Laila Cristina Boff, Leonardo Amaro, Leonardo dos Santos, Leonardo Leão, Leonardo Amaro, Lucas Lima, Luciano do Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Gustavo Teles, Luiz Eduardo Biermann, Luke Garcia, Jaíza Pires, João Elias, Marcel Melo, Marcello Alves, Marcelo CabralMarcelo Gonçalves, Marcelo Guedes, Marcelo Petego, Marcelo Rodrigues, Marco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Masashi Inoue, Michele Santos, Maximiliano Guzenski, Murilo Zibetti, Nathanael Gomes, Odirlei Fidelis, Otavio Oliveira, Patricia Delvecchi, Pedro Paulo Pereira, Rafael Montiel, Rafael Santiago, Renato Caldas, Ricardo Caldas, Ricardo Pires Ferreira, Roberth Terra, Rogério Bittencourt, Rodrigo Montaleão, Rodrigo Mussi, Rômulo da Costa, Sergio Kamache, Sérgio Salvador, Shoiti Motoyama, Sidnei Santana, Thiago Cordeiro, Thiago Freire, Tiago Salomoni, Vitor Couto, Victor Fontes,  Welyton Manoel, e Wilson Santos.


Participe você também escrevendo pra gente: [email protected].com.br
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Baco, o bacana

    Começando a ouvir o cast agora e muito bom saber que tem áudio da mesa com GG e Juras. Uma pena o evento ter sido em uma sexta, estava doido para ir.
    Mas e aí? Quando vai rolar um crossover Podcrastinadores e Rapaduracast?

    • GG

      Tem video, e não audio! O Jurandir tem uma agenda corrida, mas já comentei com ele isso nos bastidores, e ele gostou da ideia. Quem sabe, né? 🙂

      • Allan Almeida

        O Rapadura e o Podcrast são os dois podcasts que eu mais curto, achei mó foda a idéia de juntar geral!

  • Jotta Santos

    Excelente o podcast, mais uma vez se superaram, estou ouvindo pela segunda vez, massssss a pergunta que nao quer calar: Vai ter Cast de Altered Carbon?

    • GG

      Obrigado, Jotta! Mas calma, nenhum de nós ainda viu essa. Tá na nossa lista aqui. Eu já posso ver, porque acabei La Casa del Papel. Já viu essa? Muito boa. Cheia de furos, mas com uma história bacana.

      • Jotta Santos

        Assisti em uma.maratona de sabado pro domingo, agora vou Assistir de novo, devagar pra pegar as referências todas….
        Por enquanto digo: altered carbon: CARALHOOOOOOO

        • Cara, calma aí que já já a gente assiste ela. Pode esperar sair o Pantera Negra primeiro Jotta? hehehe

          Quem sabe no Carnaval eu consigo fechar essa!

          • Jotta Santos

            até lá ja terei assistido 3 vezes cada episódio
            ja estou no 6º epi. hoje, dia 07 (anotando tudo)

          • Tô na metade… não fechei ainda.

  • IGOR AZRAK

    Não mudou tanto assim, acho até q hj tem menos filmes ainda na netflix. Cada vez mais produções próprias com qualidade duvidosa.

    • Verdade, mas pelo menos o que tem, tem em HD ou 4K.
      Sobre produções próprias, eu curto bastante coisa da Netflix, acho que estão no caminho certo. O problema é eles apostarem tudo em si e os outros filmes e séries caírem nos mares da pirataria novamente.

  • Arle Janso Kurogane

    Mel representando o Jogabilidade! Meus dois podcasts preferidos juntos <3 Que tem parcerias futuras o

    • Tomara, a Mel é show! Muito legal poder conhecer ela.

  • André Luiz

    Muito legal o cast

    Mas pintou uma duvida aqui, quem seria o dono do tal market place unificado?

    Nao acabaria se tornando um oligopólio onde a concorrência seria “maquiada”?

    • Olha, boa questão, mas pra mim não importa muito. Na verdade podia ser uma NET que recebe o conteúdo de um monte de lugar e hospeda aquilo tudo disponibilizando quando demandado.
      Pode ser o Google!!

      • Allan Almeida

        No exterior, o dono do marketplace deveria ser a Disney
        No Brasil, a Globo hahahahaha

        • A Disney ia acabar comprando todo mundo anyway hehe

    • GG

      Podia ser em blockchain, André. Ou seja, transparente e de gestão aberta. Os produtos viriam de qualquer lugar, dando preferência aos com melhores reviews.

  • Hugo Carlos

    O modo como televisão é produzida é pela lógica de que a emissora vai faturar com anúncios. A programação da televisão são os comerciais, o programa produzido é um intervalo entre um bloco de comerciais e outros pra te prender na frente da tela.
    Facebook e google definiram uma nova forma de faturamento que passa por garimpar e ganhar em cima do conteúdo que nós usuários produzimos. Outras plataformas, mesma lógica.

    Dando meu palpite sobre a evolução do mercado de entretenimento audiovisual: Acho que filmes, séries, podcasts, e-books, precisam urgentemente encontrar uma maneira de enriquecer e associar ferramentas sociais em seus conteúdos. Essa sessão de comentários, que é totalmente dissociada do podcast (ouço o podcast num lugar. Logo num serviço (disqus), usando senha de outro serviço (facebook), pra comentar num terceiro lugar (site do podcast). Assisto netflix e vou comentar no facebook, etc. Bom, num mundo ideal, o episódio do podcast, da série, do filme, do livro, etc., deveria ter um protocolo que associasse os debates e compartilhamento daquele conteúdo, independente de dispositivo ou plataforma. E que o produtor do conteúdo teria acesso direto a esses dados para garimpá-los e transformar em dinheiro. Isso sim permitiria refinar anúncios, roteiros, etc.

    Da mesma maneira, ainda vão fazer uma API universal que vai conectar entre os serviços de streaming, permitindo que terceiros façam aplicativos pra te fornecer um catálogo com mix das várias produtoras. Você assinaria o serviço do aplicativo ao invés de assinar diretamente os diversos serviços.

    E, o futuro mesmo do streaming se consolidando matando a TV vem quando tiver jornalismo e esporte nesses canais.

    Um último comentário: A gente vive numa bolha confortável com tecnologia, confortos materiais, paz civil, bastante consumo, inclusive de entretenimento, etc. MAS a MAIOR parte do mundo é um caos e merda. Tem muita gente no BR vendo TV aberta e soltam o discurso “que horrror, a TV aberta TEM que morrer” e tal, mas numa realidade em que família com 5000 reais de renda ganha mais que 95% da população brasileira (segundo https://www.nexojornal.com.br/interativo/2016/01/11/O-seu-sal%C3%A1rio-diante-da-realidade-brasileira ), acho até incrível que a TV não esteja com porcentagem maior no consumo de audiovisual.

    • “encontrar uma maneira de enriquecer e associar ferramentas sociais em seus conteúdos.”
      Faz todo sentido, mas o problema maior é, qual rede social seria a escolhida né? Porque essa empresa seria muito forte por deter o lugar onde a opinião é dada!

      E sim, estamos falando de algumas pessoas no mundo que teriam acesso a esse conteúdo. Ainda não temos condições de pensar num país como o nosso.

      Valeu mesmo pela opinião Hugo.

  • Allan Almeida

    Excelente podcast! Comecei a ouvir podcasts há pouco tempo através do MDM e acabei caindo aqui por causa do Caruso. Já ouvi os 3 desse ano e estou ouvindo vários antigos e gostando bastante. Parabéns pelo trabalho. É do caralho ficar entretido com as conversas e soltar sempre um “PQP TIBÉRIO” sozinho com as piadas ruins hahahhaah

    • Hahaha De nada!

    • GG

      PQP Tiberio é quase um mantra nosso. 😛

      • Allan Almeida

        HAHAHAHA

  • Lose yourself Éneas

    FAÇAM CROSSOVER COM O PAPRICAST

    • GG

      Não é uma má ideia. Será que eles topariam?

      • Lose yourself Éneas

        Topariam, porque a galera já espalhou a palavra dos Podcrastinadores para eles

  • Murilo D

    carlos voltor, o eco dos podcasts.

  • Murilo D

    os comentários da menina do yadayada parece do choque de cultura kkk ela não vê filmes por motivos toscos tipo (ai tenho medo de macaco e por isso não vi planeta dos macacos :/ )

    • Não foi bem assim, vai… implicante. Hahaha

      • Murilo D

        e ela é paga pau de friends e eu detesto friends :P. mas sou fã dela hehe, o nome do canal dela é bem criativo, seinfeld S2.

  • Jotta Santos

    Meu carnaval vai servir para maratonar o Podcrastinadores (Poxa… nome loooongo demais para digitar)… decidi ouvir tudo again… até aqueles episódios que eu sumariamente ignorei… Odin me ajude.

    • Boa sorte! Cuidado para não ter overdose de piadas ruins… sob Caruso! 😂 😂

  • Dandalo Gabrielli

    Em torno de 30 minutos o Helvecio Parente questiona se a conta fecha em serviços de streaming, A conta vai fechar em algum momento ou não. E no momento este ponto de equilíbrio ainda não chegou. Só que a Netflix esta em um corrida de gastar muito mais que tem, ou gera, para ter um catalogo próprio extremante forte. Para que no momento que HBO resolva dizer; eu realmente quero ir para o Streming ela não seja uma sardinha ao lado do Tubarão. A saída do catálogo Disney nos EUA vai ser um problema, mas não sei se no acordo esta valendo para o mundo inteiro essa saída de catalogo.

    • GG

      Não vai valer pro mundo inteiro no primeiro momento não, Dandalo. Felizmente o Brasil ficou de fora dessa por enquanto. Mas é tudo um teste pra analisar a receptividade da mudança. Eles não querem virar a chave no planeta inteiro e descobrir depois que foi uma má ideia.

  • André Garcia Neto

    Galera, não sei se vai ter uma bolha do streaming, por que você pode cancelar a assinatura do serviço com facilidade, se eu assino hbo e netflix, mas a amazon lança uma série nova, posso facilmente cancelar uma das duas, e assinar então a amazon, assistir todas as séries do catalogo que eu quero naquele mês, e no outro mês eu cancelo e assino outra, etc. Se fossemos obrigados a assinar sem cancelar, ai eu entendo que existiria uma bolha e um perigo a esse mercado emergente. O que vai acontecer na verdade é que os produtores vão ter que sempre investir em coisas mais chamativas e bem produzidas para manter o assinante todos os meses.

    • Verdade, mas isso de ficar cancelando e voltando dá uma preguiça… hahaha

      • Allan Almeida

        Sem contar que pra nós faz pouca diferença, mas imagina prós serviços ter que se programar financeiramente com o número de assinaturas subindo e despencando repetidamente. Gera muito mais incerteza na hora de investir em produções

  • LeoKbelo

    Podcast sobre um filme fantastico como o Pantera Negra e vcs passam meia hora falando dos dois personagens brancos do filme; Depis vem o GG e fala que a Shuri nao devia ser a bambambam do departamento tecnico e sim uma “assistente”…Porra galera, fala serio. Voces sao melhores que isso