Podcrastinadores.S05E12 – Alien Covenant e o legado da franquia.

Quase 40 anos após o primeiro Alien chegar aos cinemas, Ridley Scott retorna para o seu terceiro filme da franquia e o segundo da nova trilogia prequel. Alien: Covenant continua a história da criação da criatura mais cruel e mortal do universo, além do nascimento do próprio Xenomorfo.

Vamos passar por todos os filmes da saga e fechar o episódio debatendo o filme mais recente. E para analisar os pontos positivos e negativos de todos eles, convidamos o podcaster Clemerson Campos e o crítico de cinema Pablo Bazarello. Aviso: o episódio tem bastante SPOILERS de todos os filmes da franquia. Prossiga por sua conta e risco. 😉

Você viu o filme de 1979 no cinema como o Helvécio? Ou tem medinho igual ao Caruso? Não deixe de comentar aqui no post do episódio o que você achou do novo filme!


Links adicionais:


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Adriano Cavalari, Alan Martins, Alan Tadini, Alberto Camilo, Alexandre Böhm, Alexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Andre Estrela, Anna Cruz, Beatriz Cunha, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, Carlos Eduardo Valesi, Carlos Tenorio, César Albuquerque Lima, Daniel Colicchio, Daniel do Nascimento, Dierly Cordeiro, Draco, Eder Fabio Ribeiro, Eduarda Azevedo, Eduardo Canha, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Fernando Althof, Fernando Oliveira, Francisco ZottoFrederico LuccaHugo Nanni, Isabela Caixeiro, José Maria Leite, Juliano Ribeiro, Kauê Lovecchio, Leonardo Amaro, Leonardo dos Santos, Leonardo Leão, Luis Alfredo Lopes, Luke Garcia, João Elias, Marcelo Guedes, Marcelo Petego, Marcelo Rodrigues, Marco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Maximiliano Guzenski, Murilo Zibetti, Odirlei Fidelis, Otavio Oliveira, Pedro Paulo Pereira, Rafael Montiel, Ricardo Pires Ferreira, Roberth TerraRogério Bittencourt, Rodrigo Montaleão, Rodrigo Mussi, Sérgio Salvador, Sidnei Santana, Thiago Cordeiro, Thiago Freire, Vitor Couto, Victor Fontes, Walter Dias, Welyton Manoel, e Wilson Santos.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂


Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • [TambaCast] Olavo M.

    Ruivo no episódio!! Show!!!

    • Clemerson R Campos

      Espero que todos curtam a minha participação tanto quanto curti participar! mais uma vez valew aos Podcrastinadores pelo convite!

      • Valeu Clemerson!! Foi show!
        Espero que esteja conosco novos episódios!

        • GG

          Valeu, Clemerson! Quando vier, traz umas preposições pro Tiberio usar nas frases, porque as dele já acabaram.

          • Clemerson R Campos

            Minhas participações podem adicionar em conteúdo, não no português hahahahah

            Valew galera! Só chamar que eu volto!

          • Não entendi… 😉

          • GG

            Agora nem eu mais. 🙂
            Você editou a sua frase? Ela tava meio incompleta, tava só brincando com isso. Mas não lembro mais. 🙂

  • Passei por aqui só pq é limpinho

    • Obrigado, mas limpe os pés antes!

      • Tibério limpo sim, o Podcrastinadores é o meu Detox do MDM

        • Mr. Cai cílios

          HAHAHAHAHAHA !
          MDM eu não consigo mais ouvir também, só reclamação daqueles marvecos safados. heheehehe

          • Hahaha

          • eu ando indo lá só pelos comentários e a esculhambação em cima do Lojinha.

  • Eu gostei tanto da piada dos Alieninjas que eu quero roubar pra mim!

    P.S.: Chega a ser engraçado o Helvécio – escrevi certo? – citar filmes obscuros (ou nem tanto) com o adendo “o melhor filme desse gênero já feito” ou coisas do tipo. 😛

    • O pessoal trata o Helvécio por “Elvis” e aí eu fico na dúvida. 😛

      • Aí Rafael, em minha defesa, eu perguntei pros padrinhos se seria melhor Alieninjas ou Alieninjenas e pessoal escolheu Alieninjenas!

        E sim, é Helvécio, mas chamamos ele de Helvis. 😉

        • Eu não sei qual eu gosto mais.. Alieninjas ou Alieninjenas. Acho que vou usar os dois. prometo citar nos créditos, de um jeito bem obscuro! 😉

          • Hahaha Obrigado pela referência!

    • Clemerson R Campos

      Eu vou ao delírio quando ele chama algum dinossauro de Garoto!

  • Darth Paul Poor Traaais

    Vou deixar só uma “reclamação” sobre um trecho do Aliens (Aliens o Resgate) em uma das melhores sequências do filme: na parte onde a Ripley encontra a Rainha pela 1° vez.

    A Ripley está indo salvar a Niewt que havia se separado do grupo e capturada pelos zangões. Assim que consegue achar a menina e, acidentalmente, achar a câmara de postura da Rainha, rola a sequência comentada. Porém a Ripley só começa a chacina depois que a Rainha da um comando telepático e um dos Facehuger começa a sair do ovo. A expressão que a Ripley faz é icônica!

    • Clemerson R Campos

      Verdade, um dos ovos começa a se abrir. Mas será que existe essa comunicação com o facehugger? Geralmente os ovos abrem pq o espaço em volta deles começa a ficar agitado!

      • Ih, agora tenho que rever o filme, mas o Darth falou uma parada que me lembro que é essa questão da rainha meio que “comandar” o facehugger a ir atrás da Ripley…

        • Darth Paul Poor Traaais

          Depois da introdução da Rainha no “Aliens” uma das habilidades que se menciona é essa de comunicação telepática. Ela comanda os zangões, mandando os mesmos recuarem após a demonstração da Ripley; a própria Ripley sabia que a explosão do reator nuclear acabaria com tudo, então não tinha motivo prático para chacinar os ovos.

          Agora, é tanta bagunça nessa história Canon e Não-Canon que tentar entender pode ser um exercício de paciência zen.
          Quadrinhos, jogos, etc. Obs: a premissa do jogo “Aliens vs Predador” beat ‘em up arcade (https://en.m.wikipedia.org/wiki/Alien_vs._Predator_%28arcade_game%29?wprov=sfla1) tem um roteiro simples mas com várias referências ao canon. Como eu queria ter visto um filme assim…

          • Da rainha comandando os zangões, lembro, e até faz sentido, mas comandando os ovos me parece estranho…

          • Darth Paul Poor Traaais

            Sem querer cagar muita regra mas do Facehugger, passando pelo Chestbuster e chegando ao Xenomorfo crescido são todos a mesma criatura em estágios diferentes. Não acho forçado. Pra falar a verdade o que acho uma “forçada de barra” é essa manipulação por parte do David na criação/aperfeiçoamento da arma biológica mais mortal do universo. Sendo bem sincero, toda essa história que começou no Prometheus só estraga algo que era assustador pela simplicidade e o mistério. #prontofalei

          • Nisso eu concordo, e acho que até citei no episódio, Alien deixou de ser o grande vilão do filme pra passar a ser criaturas criadas pelo David.

      • Darth Paul Poor Traaais

        Em situações extremas, como os ovos isolados e aguardando por um hospedeiro inocente, pode até ser. Mas na câmara de postura da Rainha é de se esperar que ela tenha o controle de tudo. Tanto que a Ripley matou alguns zangões no caminho e ainda assim os ovos não eclodiram. Obs: existe uma cena deletada onde o administrativo da Wayland – Burke – está preso nessas câmaras, devidamente infectado, e pede ajuda a Ripley. A mesma só entrega uma granada pra ele e continua buscando pela Niewt…

        • Clemerson R Campos

          Bem lembrado ela usa essa comunicação com os Zagões!
          Essa cena deletada é bem legal, um bom fim ao personagem chato!

    • GG

      É mesmo? Não lembrava dessa parte. Achava que ela tinha mandado um intergaláctico “f*da-se” pra eles e torrou todo mundo, quebrando ela o acordo de cavalheiros (digo, de damas) subentendido.

      O filme acabou de ficar um pouco menos legal. :/

      • Darth Paul Poor Traaais

        Ué, porque?!?! Se ela é a mente pensante de toda a expedição! Quem percebeu que disparar munições explosivas dentro da área de resfriamento do reator era maluquice? Ou que fez questão verificar os registos de comunicação entre o asteroide e a terra? E que só foram explorar o lado do asteróide DEPOIS QUE ELA ACORDOU E CONTOU SOBRE O QUE ACONTECEU NA NOSTROMO?!?!
        Você acha mesmo que ela seria estúpida nesse nível?

        • GG

          Não, você não entendeu. Eu prefiro a versão onde ela quebra a “promessa” com a rainha e mata todo mundo na sala por vontade própria, e não vendo um facehugger saindo e podendo ameaçá-la em instantes. Ou seja, eu prefiro a Ripley babaca do que ela sendo toda corretinha. 🙂

          • Darth Paul Poor Traaais

            Ah, mas você preferir a babaquice é natural. Aliás ela estava jogando “sujo” pois sabia que tudo explodiria. Então esse “acordo entre damas” ou cessar fogo era mesmo uma bolha de sabão. Mas a Rainha tentar dar uma “pernada” na Ripley e a mesma fazendo aquela cara de “tá de brinqueichon with me, porra!?!?” é o melhor!

  • Calista Jubilee

    Olá Podcrastinadores!!!!
    Só pra dizer que teve sim VHS de Alien, O Oitavo Passageiro. Lá por meados dos anos 80 uma tia minha alugou a fita e veio assistir na minha casa, que era a única com vídeo cassete. Eu devia ter uns 4/5 anos e como uma boa criança xereta fiquei na sala vendo o filme, mas me cansei e fui pra cama dormir. Não devo ter passado de meia hora dormindo tive um pesadelo e gritei desesperada. Claro que todos que estavam na sala, mãe, tias e tio, ficaram com medo de ir me socorrer logo de cara. Hahahahaha

    • Isso que dá criança ver filme de terror! hahaha
      Mas não deixe que comentar não Calista, queremos sempre conversar com todo mundo sobre os filmes, séries e experiências pessoais.

      Beijos

      • Calista Jubilee

        Pior que nunca mais consegui assistir O Oitavo Passageiro. E os outros filmes da série também nunca os vi por inteiro, fiquei traumatizada

  • Calista Jubilee

    Ah, a propósito é a primeira vez que comento e gosto muito do podcast, é um dos meus favoritos!

  • Mr. Cai cílios

    O Podcrastinadores é o único podcast que eu consigo escutar quando o assunto é Filmes, porque mesmo eles não gostando do filme o pessoal debate e conversam sobre o filme. Diferente do Nerdcast que quando não gostam do filme são 2:00hr de ódio e reclamação.
    Continuem assim, Podcrastinadores 🙂

    • Reginaldo Ventura de Sa

      Compartilho a mesma opinião apesar do Helvecio que quando ele odeia , odeia mesmo!kkkkk

    • Obrigado vilão de nome estranho do Dr Estranho!

    • outro dia a galerinha quase gente boa do Rapadura fez uma live falando sobre o papel do crítico e deles neste cenário, noutro dia sai o rapaduracast de Covenant e os 4 “Críticos” estão pior que fã hater homofóbico trangenico do felipe neto Haterizando o filme.

      • “pior que fã hater homofóbico trangenico do felipe neto”
        Hahaha

  • Reginaldo Ventura de Sa

    Vou compartilhar meu depoimento quando assisti Alien 8 passageiro pela primeira vez. (musiquinha do Helvis contando histórias de sua adolescência em Petrópolis…) nos idos de década de 80 numa semana onde o cinema da minha cidade (Nova friburgo) passou de segunda a sexta filmes de ficção cientifica pois sábado estrearia o filme O Ultimo guerreiro das estrelas. Semana imperdível para os nerds. Na quinta-feira era esse tal de Alien 8 passageiro que até aquele momento nunca tinha ouvido falar. Assisti pensando que era um filme normal de scify e não de terror espacial. Fui pego de total surpresa e isso me marcou muito. O filme foi interrompido quase perto do final por que um casal de idosos que assistia passou mal.

    • Putz, e aí ficou sem o fim do filme?? WTF!
      E deixaram você ver o filme? Antigamente era muita bagunça mesmo.

      • Reginaldo Ventura de Sa

        Assisti na sessão seguinte. na sessão das 3:00 eu fui sozinho pois a galera não se interessou mas ai botei pilha e na sessão das 7:00 veio todo mundo e foi bem legal. Veio até mulher!!! uhauahuahuhauhauha

  • Reginaldo Ventura de Sa

    Duas curiosidades sobre a saga Alien. (1) No primeiro filme, a cena em que alien sai de dentro do Jonh Hurt , só ele sabia da cena entre os atores. Foi total surpresa para o restante do elenco. (2) No alien – o resgate , há uma conversa sobre a missão e Ripley tenta avisar sobre a severidade da criatura mas um dos soldados diz “Bugs”, uma referencia ao livro Tropas estrelares. (imdb)

    • Clemerson R Campos

      Eu sabia que a personagem da Lambert não sabia oq aconteceu, não que eram todos. Na ocasião Ridley Scott teria pedido para atriz agir conforme ela achasse melhor mas não sair do personagem. Erros a parte ele é um grande diretor.
      Sobre o BUGs, caraca não sabia que tinha um livro de Starship Troopers, muito menos que era de 59… Vou procurar essa obra! Valew a dica!

      • GG

        Eu procurei mais detalhes sobre essa história e descobri o seguinte. Todo mundo sabia sim que ia sair um bicho ali dentro, até porque pra montar a cena todo mundo teria visto a preparação. O dorso do ator estava mais pra dentro da maca, e ali tinha meio boneco que era de onde o bicho ia sair. E não tem como não ver isso na hora da filmagem.
        O que ninguém sabia é que aquela cena ia ter sangue. Mais que isso, ia ter espirro de sangue em todo mundo. Isso pegou todo mundo de surpresa.

    • Putz, verdade Regis, tinha ouvido essa história (1) já.
      Sobre o “bugs”, não lembro desse detalhe, mas Tropas Estrelares é meu Guilty Pleasure apesar de nunca ter lido o livro.

      Valeu pela visita!

  • Radoc Lobo

    Fala galera. Blz? Alien cada vez mais me deixa com perguntas:
    * Desde quando gatos se tornaram imortais? (ou vcs acham q tem uma camara sonifera para gatos ou que o alien nao comeria ele)
    * Pq tem trigo no meio do nada no planeta? (se tivesse uma fazendinha eu teria aceitado, mas tinha uma plantação ali, dando sopa, poucos quilometros de uma cidade plenamente ativa há menos de 10 anos)
    * O que acontece com tudo que os automatons comem? São robos com funções fisiológicas?
    * Como um alien e um humano formam uma lula gigante enquanto todos os outros criam seres, no minimo, terrestres? (No prometheus eu pensei “Eita, agora nasceu o Cthulu para destroir todo mundo”)
    * Conferir o planeta “promissor” é uma boa ideia, mas pq nao faz um scan de fora antes? Se não tem como escanear, o que garante que é possível viver no planeta? (podia todo mundo morrer de gripe ou zyka alien)
    *Se alguem tem que ir pessoalmente visitar o planeta, pq não mandar só androids, drones, gopro num paraquedas ou qualquer coisa que possa ser destruida sem envolver uma vida?
    *Pq o filme tem o nome da nave Covenant se nem se passa na nave?
    *Quem projetou um microondas para queimar o James Franco? Foi para agradar a Coreia?
    *Pq o capitão subitamente deixou de lado seu lado ateu e passou a falar de sorte e fé?

    Muitas coisas que talvez eu não tenho percebido quando vi o filme, mas é natural já que só vi uma vez.

    • – Gato é sinistro!
      – Poderia ter uma fazenda… anos antes quando ainda existiam seres da raça por ali. Achei legal mostrar que trigo é de outro planeta!
      – Sério mesmo? Caguei pra isso. Eles também. hehehe

      – Ninguém sabe, mas a ideia é que a gosma preta interage de forma diferente em cada ser. Ali, no caso, ela ainda passou através de esperma do cara para ela… vai saber que mutação daria aqui. Um espermatozoide gigante!! Mas também acho uma droga.
      – Iam “escanear” e não ver nenhuma forma de vida… naquele momento só tinha o David e meia dúzia de ovos ali, que não deve nem emitir calor nem ser significante. Além disso, escanear o planeta inteiro??? Quanto tempo teriam?
      – Realmente não faz sentido nem mandar os principais tripulantes da nave pro planeta.
      – Porque faltou opção. Ia ser chamar Alien: A Caminho de Origae-6, mas não ia ficar legal. Se falassem que eles iriam parar num planeta do meio ia ser spoiler!
      – Sim, o próximo Alien será com Seth Rogen.
      – Amigo, quando a merda é grande, você apela pra qq coisa!

      Valeu pela visita mais uma vez Radoc!

      • Radoc Lobo

        Duas coisas sobre o scaner no planeta:
        Primeiro que ja tinham alguns aliens e, no minimo, uma nave e uma cidade próximos, que ja seriam melhor para aterrissar do que o meio do nada.
        Segundo. Se eu tivesse levando 2 mil colonos, um scan poderia demorar ate 6 anos que ainda seria melhor do que Origae. Tempo era a unica coisa que eles tinham de sobra.

        É o nome do planeta ou sistema solar poderia ser covenant, teria o mesmo efeito.

        • Não tinha alien não cara, só tinha coco de alien…
          Além disso, a tripulação não podiam ficar 6 anos ali de bobeira, consumindo recursos da nave…

          E mais importante, se não fosse isso, não teria filme! hehehe

          Imagina que váááárias outras naves colonizadoras foram pra vários planetas e luas e não viraram filme. Pq? Pq nada de “legal” aconteceu! 😉

          • Radoc Lobo

            O argumento do filme eu concordo.
            Mas quem nunca deixou o antivírus passando e foi dormir? Eles podiam hibernar ou consumir os recursos que deveriam ser auto sustentáveis, afinal, o android comia e bebia.

            E haviam outros aliens pq o David aparecem com um sinalizador para assustar eles. (Até pensei q a luz seria a arma dos humanos)

          • Não cara, você tá confundindo, aqueles aliens eram os neomorphs que foram gerados do pessoal que cheirou coco de alien.

          • Radoc Lobo

            Cada pessoa gera 1 alien.
            David não estaria armado se não soubesse de uma ameaça ali.
            Se tivesse sido gerado pelas pessoas que cheiraram o coco de alien, David não saberia como agir e nem poderia dizer que a cidade era segura, afinal, até a chegada da tripulação da covenant aquele tipo de alien não existiria.

          • #SQN
            Vê o filme de novo lá, sério…

            E uma nuvem eletromagnética que que não deixava a nave nem se aproximar, iria também ser um problema.

          • Clemerson R Campos

            O David sabia como agir pq ele já viu os aliens surgirem naquele planeta, são todos os bichos que ele usou em seus experimentos.
            No momento que a tripulação desce no planeta não existe mais nenhum, mas no passado o David havia interagido com eles.

      • Radoc Lobo

        Vai dizer que vc nunca ficou curioso quanto a fonte de energia dos automatons.

  • Rivelino Cruz Do Nascimento

    Ouvindo aqui de boa ,jogando no pc, escutando nesse momento mesmo sem ter AINDA não ter visto filme novo da Franquia e sem medo de ouvi spoiler , só p/ ter prazer de escutar tão conceituado Podcast …. Abraços a todos que contribui p/ qualidade de podcast ….

  • Passando aqui só pra lembrar o Caruso que até o Ridley Scott tem clássicos e a Marvel…

    • Clemerson R Campos

      Hahahhahahahahahha

  • Danny

    Só queria dizer: AMO Ripley! Mas a Vasquez: que maravilhosa! <3

  • Marcos Silva

    Só eu que achei que o áudio do host estava mais baixo (GG) que o dos outros participantes? No mais, ótimo podcast como sempre.

    • GG

      Marcos, se você estava ouvindo só com um fone de ouvido, então você está certo. No primeiro terço um canal meu ficou mais baixo. Mas quem ouviu com os dois não percebeu. Depois quando cortamos o bloco eu ajusto e tudo fica normal.

  • GUSTAVO MEDEIROS

    Alien 2 (o Resgate) foi um dos primeiros VHS que vi que não eram apropriados pra minha idade (tinha 9 anos). Faz parte da infância! Recordar é viver. 🙂

    • Teve pesadelo? hehehe

      • GUSTAVO MEDEIROS

        Não tanto quanto no filme “Cangaceiro Trapalhão” naquela cena casa da bruxa. 🙂

  • A franquia Alien é toda diferente, mesmo com histórias estranhas no quarto filme, ele ainda tem muito mais méritos do que os novos filmes… Pelo menos tem algo mais de ousadia. Os novos filmes tem um monte de coisa que os deixariam melhores, mas ficaram de fora. O Ridley Scott vive dando entrevistas onde fala um monte de coisa que ficou de fora, mas não sou obrigado a ouvir entrevistas pra achar o filme bom. Essas coisas devem estar nos filmes!

    • Isso é… a explicação do filme tem que estar NO FILME!! hehehe

  • O Guy Pierce aparece mais novo em várias peças de divulgação, mas a maquiagem é horrorosa mesmo!

  • GUSTAVO MEDEIROS

    https://youtu.be/Pxbgw_QIL7M
    Fala galera, achei esse pequeno vídeo explicativo interessante… mas preciso revê-lo pra entender melhor por que no hablo espagnol.