Podcrastinadores.S05E04 – Black Mirror: Parte 1 de 2

É chegada a hora de debater a série inglesa que gerou polêmica e deu o que falar no mundo todo: Black Mirror!

Com reflexões que geraram muito mais discussão do que imaginávamos, tivemos que dividir em duas partes esse episódio para não ter um programa de 3h de duração. A parte um vamos falar sobre a primeira e segunda temporadas de Black Mirror (incluindo o especial White Christmas), deixando para a parte dois  todos os seis episódios da terceira temporada.

E hoje se juntando aos Podcrastinadores Fernando Caruso, Gustavo Guimarães, Helvecio Parente e Tibério Velasquez, estão os convidados Anderson Gaveta e Diogo Bob.

E não deixe de comentar aqui no post: qual foi o melhor episódio na sua opinião? Qual foi aquele que levantou a questão que te fez parar de verdade para refletir? Ouça e participe aqui com a gente!


Links comentados nesse episódio:


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Abner Oliveira, Adriano CavalariAlan MartinsAlan Tadini, Alberto Camilo, Alessandro Solari, Alexandre Böhm, Alexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Andre Estrela, Anna Cruz, Beatriz CunhaBianca RamosCamila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, Carlos Eduardo Valesi, César Albuquerque LimaDiego Reis, Dierly Cordeiro, Eder Fabio Ribeiro, Eduarda Azevedo, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Fernando Althof, Hugo NanniJosé Maria Leite, Leandro Bezerra, Leandro MedeirosLeonardo dos Santos, Leonardo Leão, Lionel Leal, Lisbino Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Garavello, João Elias, Marcelo Petego, Marco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Odirlei Fidelis, Otavio Oliveira, Pedro Paulo Pereira, Rafael Baldo, Ricardo Pires Ferreira, Rodrigo Dunley, Rogério Bittencourt, Rogério Manhães, Sérgio Salvador, Sidnei Santana, Thiago Cordeiro, Thiago Freire, Vitor Teixeira, Welyton ManoelWillian Castro, Wilson Santos e Ygor Souza.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂


Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Felipe Cordeiro

    Otimo ep mto bom,A melhor coisa foi a participação do Sr,Diogo Bob xD

    • Depois das piadas do Tibério pode até ser…

      • Diogo Rodrigues

        Queria ter Orkut ainda pra criar a comunidade ‘Eu rio das piadas do Tibério!’

        • UAHuAHuaHUaHAU
          Podes crer! Com certeza ia bombar com todas as 2 pessoas lá!
          3 se eu ensinasse minha mãe a criar uma conta no Orkut.

  • Quero ver se nesse podcast vai ter um final de explodir cabeça, se não, não fará jus a série, talvez uma piada boa do Tibério…kkkkkkkkkkk

    • Yuri R. Basilio

      agora os caras estão lá malucos correndo pra reeditar pq não pensaram nisso. kkkkk

      • Como não pensaram, cara fim de bloco fechado com uma excelente piada do Tiberio! Super Black Mirror!!

  • Marcelo Vicente

    Jurava que “White Bear” ia ser unânime, acho que eu não podia estar mais errado. Pra mim foi o melhor episódio de longe.

    Esperando ansiosamente pela segunda parte, tomara que tenha pelo menos três horas XD.

    • helvecioparente

      E pensar que esse White Bear foi um dos dois únicos que não vi…

      • GUSTAVO MEDEIROS

        Não fez falta.

    • Foi unânime aqui entre nós, eles não sabem de nada!

      Fechou Marcelo!

    • GUSTAVO MEDEIROS

      Começou bem. Mas o final do episódio foi por água abaixo,

  • Pedro Paulo

    Episódio excelente e ainda com o Gaveta de brinde, sem falar do Diogo que representou muito bem e aumentou nível da discussão que já é de mais de 8000!!!
    O melhor episódio pra mim foi o “Fifteen Million Merits” que realmente mexeu comigo pelo fato de conseguir enxergar muito do que foi mostrado no dia a dia, como por exemplo o fato de interagirmos mais com os nossos avatares online do que face à face, onde cada indivíduo fica na sua bolha e apenas interage com o já conhecido, ficando apenas na sua zona de conforto, deixando de viver novas experiências. Outra coisa que tirei, foi o lance do dinheiro virtual ganhado através do esforço diário, mas que não se converte em um poder de compra de fato, pois as opções de gasto são bem inúteis em sua maioria e, funcionam como uma forma de escravidão, pois a pessoa não tem esse salário convertido em um aumento significativo da sua qualidade de vida, se contentando apenas com entretenimentos vazios e alienatórios, o que remete muito a maioria dos trabalhadores de nosso tempo. Outro ponto que me marcou, foi a exploração da inocência representado pelo reality, onde buscam pessoas puras para distorcê-las e as transformarem em marionetes, apenas para esses indivíduos reprogramados possuírem um “quarto maior”, exemplos disso em nossa realidade não falta, vide mercados da moda, cinema, música, e etc.
    Já o episódio que mais me incomodou ao terminar de ver foi o “White Christmas”, nem “White Bear” me deixou tão perplexo quanto este, alguns motivos são: o fato da IA ser idêntica a sua contraparte humana e possuir sentimentos, a funcionalidade do bloqueio que é muito bizarra como já comentado, a traição que conseguiu superar a do “The Entire History of You”. Enfim, esse episódio foi uma avalanche, sendo que ele sozinho tem o mesmo efeito de uma temporada inteira.
    Valeu galera e fico no aguardo pela parte II!!!

    • Verdade Pedro, aliás pensamos em abrir o episódio com o discurso do Bing com o caco de vidro no pescoco, mas tem tanto “foda-se” que achamos que ia ser meio uma “bad” pra quem estava chegando pensando em se divertir sabe?

      Mas é algo pra pesquisar no YouTube aí, ouvir de novo e relembrar!

      Valeu!

    • GUSTAVO MEDEIROS

      Concordo totalmente com você.
      Eu acrescentaria que, ´pelo fato de ser de um universo tão diferente da primeira história, foi a partir do segundo episódio que a gente se toca que a série é no estilo Além da Imaginação.

  • Ótimo episódio! Gostei muito da discussão e de relembrar os episódios!
    Pra mim o melhor episódio ever foi o Especial de Natal e só quero deixar claro que pra mim a 3a temporada está longe, bem longe de ser melhor que as anteriores (que fique claro: pra mim) tendo em vista que apenas 2 episódios eu realmente gostei na nova temporada, o resto foi meio pombo…
    Ansiosa pela parte 2

    • Meio pombo…. hauahauahua
      Feio, não canta, transmite doença e suja a rua?

  • Jax Teller

    Muito bom o episódio, meus favoritos são White Christimas e White Bear. E ao contrário do GG, eu acho a terceira temporada a pior.

    Fica a recomendação de um filme indie de 2013 que parece um episódio estendido de Twilight Zone: “Coherence”, um dos melhores sci-fi recentes e que muita pouca gente conhece.

    • Yuri R. Basilio

      Concordo com a terceira temporada sendo a pior

      • Eu discordo, mas eu gosto da série toda, só acho a 3a mais redonda… dentro da proposta… sei lá. Por mais que um episódio não seja foda, eu assistiria todos novamente!

        • Jax Teller

          A terceira me parece um pouco suavizada para o público da Netflix, com exceção do segundo e terceiro episódios eu fiquei decepcionado com todo o resto

    • Pedro Paulo

      Opa já marquei aqui pra ver, vou indicar dois sobre viagem no tempo a la Black Mirror que talvez você já tenha visto: “Project Almanac” de 2015 e “Los cronocrímenes” de 2007, ambos bem interessantes nas suas propostas.

      • Projeto Almanaque já vi, esse outro não lembro, mas já ouviu um episódio nosso sobre viagem no tempo… Putz, tenho que catar qual foi aqui…

        • Pedro Paulo

          Achei aqui, foi o “S02E06 – Viagens no Tempo”, vou escutá-lo novamente.

          • Jax Teller

            Não assisti Projeto Alamanaque, mas Los Cronocrímenes é excelente, valeu pelas dicas

          • helvecioparente

            Também gosto muito de Los Cronocrimenes, até comprei o dvd gringo!
            Vou catar Coherence e Project Almanac.
            Outras duas dicas: Triangle e FAQ About Time Travel.
            E, quem não viu Predestination, veja o quanto antes, mas não leia NADA sobre o filme antes!

          • Pedro Paulo

            Predestination é bem hardcore, fiquei dias refletindo sobre ele, já esses outros dois vou colocar na lista pra ver aqui, valeu pelas dicas!!!

  • Marcio Lira

    Caraca ces tão atrasados. Todo mundo já falou dessa série. Se atualizem

    • Não importa a velocidade e sim a qualidade, pergunta pra sua mulher!
      AUhauHAUHUHAUA

  • Unicornio do MDM

    Podcrast sobre Community!

    • Uni, a série era legal, mas acabou têm 2 anos… tipo… quem sabe um dia… um dia…

      • MINHA SÉRIE PREFERIDA!!!!!!

        • Unicornio do MDM

          Ajuda ai Carusão!!!

      • Unicornio do MDM

        Num dos eps da 5ª temporada, Dan Harmon explora muito melhor o conceito de ranquear pessoas pelo celular do que no ep de estreia da 3ª temporada do Black Mirror. E termina engraçadinho, te deixando pra cima e nao deprimido como todo ep de Black Mirror.
        E tambem seria interessante falar tanto do criador, como o espaço que ele deu pros irmãos Russo crescerem e chegarem onde estão atualmente.

  • Pedrão Ferreira

    Q chato. So meia hora de podcast. Esqueceram de citar Night Visions que era uma puta serie na linha twlight zone.

    • GG

      Meia hora?? Seu download se interrompeu no meio, Pedro. Dá um play aqui na pagina que você vai ver que tem bem mais que isso.

  • Apollo Lemos

    Caralho mané, BLACK MIRROR!!!!!!!!!! Foda demais, tinha as 3 temporadas baixadas aqui, mas só tinha vista a primeira e a segunda (UFA!! Não peguei spoiler) mas já comecei a terceira pra quando sair a segunda parte já estar tudo nos conformes hahahaha… meu episódio favorito (até o momento) é o da lente cabulosa mas gostei bastante do primeiro da terceira temporada, o piorzinho é o do Waldo, chato, um plot bem cansativo e menos interpresante que os demais apesar das boas criticas passadas. Pois bem fico na espera da segunda parte e aproveito pra fazer uma recomendação, façam um episódio assim como do Tarantino só q do Scorsese sou muito fã dele e gostaria de ver vcs falando sobre ele. Abraço!!!

    • GG

      Essa mensagem a gente vai te responder de outra forma. 😉

  • Marcelo Moraes

    Queria muito ouvir um podcast sobre Black Mirror feito por vocês…já estou baixando agora… Meu episodio favorito é aquele com a Agente Carter

    • GG

      E tem mais muito em breve!

  • helvecioparente
    • Pedro Paulo

      Run to the hills!!!

    • Diogo Rodrigues

      Eu li os rumores disso no dia seguinte que assisti o episódio. Minha cabeça explodiu!

  • Olha, até hoje não assisti essa série, sei lá porque, toda vez que que vi algo sobre ela não me interessei, mas com o programa de vocês, preciso dizer que ainda não me interessei. rsrsrs
    Mas assim que tiver um tempo vago, talvez eu pegue para assistir, vamos ver mais para o futuro.
    O que vocês comentaram sobre a galera não soltar o telefone nunca, que o pessoal não vê show ou apresentações e que acontece no episódio, teve uma situação que foi noticiada ano passado durante o show da banda Slipknot, em que o vocalista da banda da um tapa no aparelho de um cara que está na beira do palco, mas estava o show inteiro no celular e o cantor ficou incomodado.
    Mas concordo com vocês, pessoal sai hoje em dia para qualquer coisa e fica mais no celular postando o quanto está se divertindo do que realmente se divertindo, é triste ver os bastidores desse pessoal, postando tá todo(a) contente, ai hora que não está fazendo a live ou gravando não está tão feliz como quer mostrar, a grande maioria é assim, pois como foi dito, quem está realmente se divertindo mesmo, nem lembra de ficar fazendo lives ou publicações imediatamente.

  • GUSTAVO MEDEIROS

    Só pra constar: a produtora de Black Mirror é a Endemol, a mesma empresa holandesa que criou o reality show Big Brother na Televisão.

    • Caramba! Sério? Tipo, de 0 a 1000!

  • Darth Hummer

    Olá Pessoal!
    Tudo bem?
    Sou ouvinte novo, comecei em dezembro e estou maratonando os episódios antigos.

    Sobre o episódio em questão, gostei de ver como cada participante tem uma opinião sobre cada episódio. E a conclusão que tive, é que a série é um grande textão de Facebook. Só quer polemizar sem muito o que dizer. Nenhuma questão levantada nos episódios realmente refletirá no mundo como muitos espectadores saem gralhando por aí. E dá pra se contar nos dedos da mão direita os episódios bons.
    Enfim, na minha opinião é uma série extremamente superestimada.

    Enfim, gostei de ouvir o Gaveta por aqui, continuem com o excelente trabalho e parabens!

    Abraços!

    • Hahaha Curti a comparação com um textão do Facebook! Boa!

      Mas discordo de só polemizar, acho que cada um tira um pouco dali e pode levar um pouco consigo também. E hoje a gente ainda pode contar numa mão os episódios bons, afinal nem são tantos assim no total, mas eu curtos todos um pouquinho…

      Menos o Waldo! Waldo sucks!! Hahaha

      Valeu Hummer pela presença aqui!!

      • Darth Hummer

        Ah mas pera lá. de 20 ep, ter só 1/3 que são realmente bons, tinha q ser o inverso isso aí, né!
        legal pela resposta Tibério. vou comentar sempre agora 😀

        • Opa, fica a vontade, puxa uma cadeira, bebida na geladeira… mas se quebrar algo tem que pagar! 😂

    • GG

      O Gaveta é uma figuraça, né? Temos que trazer ele de volta, com certeza. 🙂
      Obrigado pela mensagem! 🙂

  • Manoel Ortega

    Sempre fico meio bolado quando vejo falarem mal de The National Anthem. Talvez eu seja um pouquinho perturbado, mas acho o episódio excelente. Ele choca e cria aversão? Claro, mas esse é justamente o papel dele. Quando dizem que ele é o “menos Black Mirror”, ou que é o que tem “menos a ver com tecnologia”, erram duas vezes: Uma por achar que não fala sobre tecnologia, e outra por achar que Black Mirror é sobre tecnologia.

    O episódio todo gira em torno de como a opinião pública pode ser “manipulada pela mídia”, e de como a opinião pública pode afetar a vida de alguém. O final então, é pra deixar claro como ninguém se importa de fato com o que está acontecendo no mundo se não estiver passando pela tela da TV.

    Confeso que também tenho um carinho muito grande pelo ator, Rory Kinnear, desde Penny Dreadful.

    • Fala Manoel, eu comecei a ver a série por ele, como acredito a maioria das pessoas, e essa pegada de chocar e fazer pensar que fez a série ser o que é.

      Mas sim, acredito que ele destoa dos outros no fator “tecnologia” já que ele está mais “próximo” de hoje, sem nenhuma grande invenção ou tecnologia revolucionária como temos em outros. Poderia ser hoje, no mundo de hoje, com as pessoas de hoje… só isso.

      Ah, e ótimas atuações para um piloto de série. A questão de atores novos a cada episódio ajuda bastante nessa renovação.

      Valeu!

      • Manoel Ortega

        Cacetada, só agora que entrei pra baixar a parte 2 vi sua resposta.

        Isso de “nos dias de hoje” é verdade, e foi o motivo de eu estranhar muito o segundo episódio. Como só tinha visto dois até então, a impressão que tinha ficado é que o segundo que destoava da série.

        De qualquer forma, excelente cast. Bora ouvir a parte 2 e reclamar no outro post já já… hehehe

        Abraço!

  • Marcos Vinícius Feijó

    Meio atrasado, mas parabéns pelo podcast!

    Só vindo pra comentar que em Black Mirror tem muitas coisas conectadas entre os episódios, entendendo-se que todos fazem parte do mesmo universo.

    Notícias passando de fundo na televisão falam sobre eventos de outros episódios. Marcas de empresas são recorrentes. E outros elementos que podem ser apenas easter eggs, mas deixam no ar a ideia de universo compartilhado.

    Principalmente na terceira temporada, há muitas menções a outros episódios. Ainda não escutei a parte II do podcast, talvez lá vocês citem algo sobre isso.

  • LenaPattyHP

    Gaveta ♥ Podcrastinadores ♥ é muito amor!!! Meu melhor episódio: Hino Nacional e meu pior episódio: Waldo rsrs bjos meninos!!!

  • Luis de Vaz Lobo

    Bom demais!

  • Amalio Damas

    Muito bom esse podcast! Muito divertido e com opiniões variadas. Mas quando vocês falam de Urso Branco, as pessoas assistiriam este Reality sim! Aliás elas já fazem esse reality por conta própria, chama-se linchamento. E momento Waldo, pra mim, é como a gente é uma merda frente às corporações, ou seja, não somos nada quando viramos um produto. Enfim, Black Miirror é bom por isso, gera diversas leituras.