Podcrastinadores.S04E25 – Doutor Estranho

A magia do cinema chegou à Marvel… literalmente falando. 🙂  Chegou a nossa vez de comentar sobre o filme mais harrypotterizado do universo Marvel: Doutor Estranho. Após um terrível acidente, o famoso neurocirurgião Dr. Stephen Strange inicia uma jornada em busca de uma cura, mas acaba descobrindo que o mundo não é feito só de deuses, aliens e playboys em armaduras caríssimas.

Mas o que eles mantiveram fiel aos quadrinhos? A Marvel Studios continua acertando em fazer mais uma história de origem de personagem? Essas e outras perguntas serão debatidas em um episódio repleto de spoilers com a ilustre presença do Ivo “Hell” Kleber, do MDM, além de Fernando Caruso, Gustavo Guimarães, Helvécio Parente, Rodrigo Montaleão e Tibério Velasquez.

Desligue a TV, pegue seu fone de ouvido e curta mais um episódio do Podcrastinadores!


Links comentados nesse episódio:


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Abner Oliveira, Adriano Cavalari, Alan Almeida, Alberto CamiloAlexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Anna Cruz, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, Carlos Eduardo ValesiCésar Albuquerque Lima, Chu Hamerski, Diego Reis, Dierly Cordeiro, Eder Fabio Ribeiro, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Fernando Althof, José Maria Leite, Leandro Bezerra, Leandro Medeiros, Leandro Tiefenbarher, Leonardo dos Santos, Leonardo Leão, Lionel Leal, Lisbino Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Garavello, João Elias, Marcelo PetegoMarco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Odirlei Fidelis, Otavio Oliveira, Pedro Paulo PereiraRafael Baldo, Ricardo Pires Ferreira, Rodrigo DunleyRogério Bittencourt, Rogério Manhães,  Sérgio Salvador, Sidnei SantanaThiago Cordeiro, Thiago Freire, Vitor Teixeira, Willian Castro, Wilson Santos e Ygor Souza.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂


Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Raul Mendonça Siqueira

    Ôôô papai!!!
    Bora abrir o Zóio de Agamotto, parar tudo que estiver fazendo e podcrastinar um pouco! XD

    • GG

      Caramba, esse foi o recorde de comentário mais rápido da historia do Podcrastinadores. 🙂

      • Raul Mendonça Siqueira

        fico contando os dias pra ouvir o Podcrastinadores! XD

    • Darth Paul Poor Traaais

      As piadas com o Olho de Agamotto não param de surgir. Desde “No Agamotto dos outros é refresco!” até “Em terra de Dormammu quem tem um Olho de Agamotto é rei!”

      • helvecioparente

        Agamotto não era um tempero?
        😛

        • Rodrigo “Rod” Montaleao

          Inimigo daquele outro, o Shazon….

  • Hoje vai ser bom o pod com o Hell, e GG eu assiti Flesh & Bone, bom demais, valeu a dica….

    • GG

      Aêêê!! Enfim um ouvinte corajoso que não se prende a pré-conceitos! o/o
      Não é uma pena que esta seja uma série tão desconhecida?

      • Sim, a série merece ser mais reconhecida porque é um drama muito bem feito.
        Agora vai uma dica minha, a série “Chance” estrelada pelo Hugh Laurie, ele comete um erro ao avaliar uma paciente que pode ou não sofrer de personalidades múltiplas. Agora ele deve lidar com o marido abusivo da moça, que também é um policial sem escrúpulos.
        Tu pode estar pensando é parecido com House, mas não, é totalmente diferente, o Hugh é tão bom ator que faz novamente um Dr. que dá nome a série, mas totalmente diferente. É um drama tão pesado quanto Flesh & Bones.
        Fica aí a minha dica, ela tem atualmente 4 episódios, já fica também como dica para o proximo pod de recomendações.

        • GG

          Curti a sinopse. Vou procurar. Valeu pela dica!

  • LenaPattyHP

    Obaaaa 😍😍😍

  • Clemerson R Campos

    Opaaaa

    Ainda ouvindo, mas para não esquecer!!!

    O Coronel que ofereceram para o Strange operar não é o Rhodes, quando rola o acidente de carro a torre do Vingadores ainda existe (aparece em uma panorâmica da cidade) e em Guerra Civil eles já não tinha essa torre!

    Mas, li alguma notícias que a menina atingida por um raio (outro caso oferecido para ele) é a Cap. Marvel!

    • Pode ser, ainda tem a chance de ser aquela armadura de testes que aparece no Iron Man que a armadura gira 180º na outro da cintura… teria uma pessoa ali dentro.

      • Clemerson R Campos

        Pode ser!!! Eu acho que a Marvel deixa em aberto os tempos que se passam exatamente para diminuir a hipótese de erros de timeline!

        • sapobrothers

          Maaaas… parece que tem um prêmio do Dr. Estranho na cena que mostra a casa dele no começo do filme que está marcando o ano 2016.

          • Clemerson R Campos

            Agora azedou o creme!!! Kkk
            Talvez possa ser um prêmio pós acidente… Mas o melhor mesmo é não pensar nisso kkk

      • Rafhael Victor

        Então… só que, no Doutor Estranho, tem um shot com a torre dos Avengers, que só foi surgir no final do filme deles. Só se esperaram 4 anos pra resolverem tratar do cidadão, hahah.

      • The One

        Não. A armadura é o Rhodey Maquina de Combate.

        Em uma das cenas mostra na casa/escritório do Doutor Strange que ele tem um troféu de melhor médico whatever blaa blas 2016. Ou seja….

        Esse filme se passa entre 2016 e 2017 porque em 2017 é quanto acontece os eventos de Thor Ragnarok.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Gente… se a Marvel tiver feito um easter egg de origem da Cap. Marvel, vai ser fantástico. Não tinha me ligado nisso.

      • Clemerson R Campos

        Então, a origem da Capitã no cinema não vai ser fiel, pelo que estão falando vai ser até bem diferente. Então estão tratando essa deixa da paciente que levou um raio como a origem dela ou de algum secundário dos filmes dela.

    • Rafhael Victor

      O que aconteceu com a torre? Eu não lembro.

      • Clemerson R Campos

        Depois do evento do Hulk na África eles tiveram que se esconder, foram para a casa do Clint Barton e no final do filme eles deixaram a torre para ir para a base no meio do nada!

        Entre a África e o final do filme, ninguém explicou como ficou com a torre, mas em Guerra Civil ela já nem existe mais!

        • Rafhael Victor

          Nossa, não lembrava. Age of Ultron não vi mais, depois do cinema.

          • Clemerson R Campos

            Eu já varias vezes algumas cenas … tipo Hulk e Homem de Ferro

        • The One

          Quem disse que a torre NÃO existe?

          Cara, guerra civil se passa em outros países e cidades que não nova york. Como Alemanha E outras.

          Você acha que o Ultron destruir 3 janelas na torre = ela ter sido demolida ?

          A torre existe sim. Recomendo vc baixar o torrent do filme e reve lo e prestar mais atenção antes de falar baboseira.

    • Não esqueça que: entre a torre dos Vingadores aparecer no início do filme e a cena do carro no desfiladeiro a gente também não sabe quanto tempo se passou. OU SEJA, ela pode ter sido destruída nesse meio tempo!

      • Clemerson R Campos

        Verdade!

        Pensando bem… Dr. Estranho poderia ter sido um filme que se passava no anos 90, pularia a necessidade de explicar linha do tempo e evolução dos personagens

    • The One

      Não é a capitã marvel.
      E o cara da armadura é sim o Rhodes.

      Em uma das cenas do escritório/casa do Strange tem um troféu na estante bem ao fundo escrito melhor doctor de whatever 2016. O filme se passa entre 2016 e 2017. Que eh quando acontece os eventos de Thor Ragnarok.

  • Reginaldo Ventura de Sa

    Detalhe: No Makinoff do filme tem uma entrevista que o Cumberbatch disz que fez de improviso a cena onde ele diz pessoas com um nome só.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Fiquei uns 10 segundos pra processar o “making of”. 🙂

  • sapobrothers

    Ainda estou ouvindo o episódio, mas, um comentário: Sobre vilões musculosos de sunga: Não sei por que eles precisam ser musculosos mas, uma vez sendo, pra que usar qualquer outra coisa que não uma sunga?

    E sobre a Rachel Mc Adams: Oficialmente a mulher que mais se envolveu com viajantes do Tempo na história de Hollywood: Ela é a Mulher do Viajante do Tempo (no filme com o Eric Bana que aqui foi traduzido como “Te amarei para sempre”).. Ela é o interesse romântico do inglês esquisito do “Questão de Tempo”.. Ela é esposa do Owen Wilson no filme “Meia Noite em Paris”… E… Agora… Namoradinha do Doutor Destino que… Viaja no tempo.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Se eu fosse sarado também só ia andar de sunga. Faz sentido mesmo! 🙂

  • Danilo Araujo

    quanto a mexer no tempo. quando vc tem uma joia do infinito no peito, vc pode mexer no tempo

  • Lose yourself Éneas

    Olá galera do Podcrastinadores, finalmente o Hell no podcast um cara que tem opiniões sensatas e sinceras que venha mais participações. E como não posso deixar de dar uma sugestão, deixo a ideia de fazer um episodio falando sobre os 8 filmes de Harry Potter principalmente agora com a estréia de Animais Fantásticos.
    Muito sucesso pra vocês abraços

  • Stone Garou

    Foi mal pelo textão pessoal. ¬¬’

    Visualmente o filme é lindo, muito bom os efeitos, não tenho do que reclamar. Entretanto, Doutor Estranho tinha muito potencial e a oportunidade para ser algo verdadeiramente diferente do habitual dentro do universo, porém, a Marvel não soube aproveitar. Uma pena. De resto, não tenho muito o que falar, fórmula Marvel de fazer cinema.

    Tem piadas demais, fazendo com que sejam desnecessárias até. Muitas delas sem graça dentro do filme, não batem com o resto da obra. Deve ter sido o primeiro longa da Marvel que vi, onde as pessoas menos riram no cinema. 15% à 20% da galera estava achando graça no geral. Muitas das piadas não funcionaram pro público e inclusive pra mim. Pra nós, o restante, rimos pontualmente de uma coisa ou outra.

    Creio que não era pra ser um filme com foco no “engraçado”. Não precisava ser “sério”, mas poderia ter sido bem mais sóbrio nesse quesito. Se diminuísse o número de piadinhas teria deixado ele mais equilibrado. Quando o filme acabou não fiquei instigado em ver novamente. 🙁 Mas se ele concorrer a um Oscar técnico, eu acho que ganha sim. Merece.

    Podia ter sido um filme com o Doutor já estabelecido como mago supremo, teria sido bem mais interessante. A ideia do GG é muito boa aliás. Uma dimensão fora do tempo talvez. Descarte a parte do treinamento, invista numa aventura intra-dimensional quem sabe, pode até ser algo mais ‘sombrio’ e sem ser pesado. (Já que estamos da Marvel hehehe.) Seria bem melhor que essa história de origem, ela foi muita acelerada, foi meio que sendo empurrada com a barriga, pareceu. Não muito criativa, sei lá.

    Acho que é totalmente válido pra Marvel se arriscar mais (já deveria ter começado na verdade), ela já tem um público fiel que vai ao cinema simplesmente por ter saído mais um filme do estúdio, o que falta é culhões mesmo. Mas pra que se preocupar? Estão ganhando rios de dinheiro. É mais fácil ficar acomodado na mesmice do que se reinventar. Não há ninguém batendo de frete.

    Eu discordo do Caruso, pra mim foi mais do mesmo. Me refiro ao arroz com feijão da Marvel. A temática e os personagens mudaram, mas a estrutura e o jeito de fazer as coisas continua sendo a mesmo de sempre. GG, a fórmula já está chegando perto da validade, conheço pessoas que já estão ficando meio cansadas desse prato. A Marvel vai deixando de ser algo um tanto “único” e se tornando algo cada vez mais genérico. Vejo isso faz algum tempo. O que um pouco triste.

    A Marvel infelizmente sempre desperdiça duas coisas em muito dos seus filmes.
    ( 1 ) Atores muito bons em papéis menores sem muita importância. Eles praticamente não fazem nada, são poucos relevantes pra trama. Gostaria de saber o porquê da Marvel não usar ou explorar o talento total dos seus atores. Isso pra mim é um mistério.
    ( 2 ) Trilhas sonoras muito boas. Pergunte a qualquer pessoa sobre a trilha de algum dos filmes. Serão bem poucos os que conseguirão responder isso. No máximo vão dizer o tema dos Vingadores e só. As músicas são fodas! Porém, esquecíveis. Parece até que o estúdio não valoriza o próprio trabalho.

    Que piada no final foi essa GG?! HAHAHAHA

    • Cara, eu discordo de você discordando de mim. A “fórmula” pode ter ficado batida pra gente e pra nossos amigos, uma galera que vê todos os filmes de super heróis que são lançados. É preciso lembrar que o público do cinema não é composto exclusivamente por fãs. Tem uma galera que foi só ver aquele filme e ponto. Pra essa galera, que não sabe nem o que é Marvel e o que é DC, o filme se resume muito entre bom ou ruim, divertido ou mala. Então não acho que “a fórmula esteja chegando perto da validade”. A Coca Cola taí com a mesma formula já tem um tempinho e vai muito bem obrigado. Talvez estivesse se todos os outros estúdios estivessem acertando na mesma fórmula, o que não é o caso, nem de longe. E eu acho que um super-herói que mexe com Magia é um pouco fora da curva sim. Mas talvez a gente só possa comparar isso mesmo quando a Warner finalmente arriscar e lançar o filme dela do Dr Fate, agendado para dois mil e….NUNCA!!!!!!! Huahuahuahuahau

      • Stone Garou

        Meu ponto é em nós mesmo e nos mais chegados nessas paradas, eu não esqueci dos outros não. Nós que acompanhamos e discutimos essas coisas porque gostamos, é isso que me deixa meio ‘bolado’. rs’ O público no geral é como você descreveu aí. Eu prefiro Pepsi aliás hahaha

      • Eduardo Starling

        Concordo que essa fórmula Marvel de filmes de origem seja um jogo em prol da abrangência do filme, já que nem todos viram os 14 filmes. Mas com alguns elementos eles podiam arriscar um pouco mais e adaptar a fórmula Marvel ao personagem: um vilão melhor (podia ser o Mordo, e colocar o Dormamu chegando de outra forma) e algumas piadas a menos (alguém falou no podcast que o Cumberbatch parecia envergonhado em algumas delas, mesma sensação que eu tive).

        Isso ao meu ver seria arriscar um pouco mais (dentro daquela pergunta de outro padrim), mesmo reconhecendo que fazer um filme do Doctor Strange contando origem já seja em si uma ousadia.

        No mais, o Cumberbatch foi um dos melhores protagonistas de herói Marvel. Um cara pra levar um filme sozinho, como já foi dito aqui. E quem o conhece há mais tempo consegue ver um pouco do Sherlock e do Alan Turing ali também. Acho que já posso voltar a fazer campanha para um podcast dedicado a Sherlock 😀

    • Outra coisa que eu esqueci de comentar em relação a Marvel colocar atores muito bons em papéis menores sem muita importância:
      JEREMY IRONS
      MICHAEL CAINE
      MORGAN FREEMAN

  • Rivelino Cruz Do Nascimento

    Ouvindo agora mesmo sem ver filme e sem medo de spoiler e sem expectativa p/ filme então seja que marvel quiser , já que nunca li uma linha de Doctor Strange …

  • Franco Albuquerque

    Cara, o Bendis é o pior roteirista que a Marvel ja teve. As vezes acho que ele roteirizou os filmes Esquadrão Suicida, Batman vs Superman e Quarteto Fantastico.

    • QUÊ ISSO?!? Você não sabe o que está falando!! Bendis RULES! Melhor roteirista da Marvel! Não é à toa que ele tem uma caralhada de prêmios!!! Acho que você quis dizer JONATHAN HICKMAN!
      JOANTAHN
      HICKMAN
      com certeza

      • Clemerson R Campos

        Caruso, a Caverna do Caruso morreu? Eu acabei de conhecer a página ouvindo um episódio antigo do Podcrastinadores. Curti demais, li algumas indicações e já anotei para comprar.

        • Infelizmente o que morreu foi o site, abacaxi voador! 🙁
          Estou pensando uma maneira de voltar com a coluna, que eu gostava muito de fazer!

          • Clemerson R Campos

            Espero que consiga! Gostei muito das dicas!

          • Hell_MdM

            ESCREVE LÁ PRO MDM, CARUSO!!!!

          • Pedro Paulo

            Aeeeeeeeeeee Hell, agora o Caruso não tem mais desculpa!!!

  • Pedro Paulo

    Que ano foi e está sendo ainda 2016 no quesito cinema Blockbuster, tá de parabéns e ainda tem Star Wars, só não é melhor que 2015 por não ter Mad Max 🙂 Podcrast Awards 2017 promete!!!

    Gostei muito de Doutor Estranho, mais um filme arriscado como Guardiões da Galáxia, Homem Formiga e Thor que se não tomar cuidado fica galhofado, e mais uma vez a Marvel acertou com um personagem muito carismático desde o inicio e com um dos uniformes mais bem adaptados junto com o Pantera Negra e o Soldado Invernal.

    Eu já era fã do Cumberbatch desde Sherlock, incrível como ele sabe interpretar esses sujeitos arrogantes com tanto maestria como o próprio Sherlock da série, o Alan Turing no filme biográfico e o Stephen Strange neste filme, dando um ar único a cada um deles. O que mais gostei do Strange foi ele ser um personagem principal que segura o filme sozinho, algo que eu pensei que só Tony Stark conseguia, aliás, agora eu já consigo imaginar um futuro dos filmes da Marvel sem Robert Downey Jr, pois ele segurou todo esse Universo sozinho até aqui, agora com o Cumberbatch já vejo que ele já tem com quem dividir o peso ou até mesmo passar o bastão de showman deste universo cinematográfico.

    Eu achei a solução final uma saída muito bem criativa do clichê “combate físico com o vilão no final do filme” sendo que eu já estava esperando por esse clichê e fui surpreendido positivamente com um ato bem heroico do Strange de aguentar morrer de diversas formas terríveis e até mesmo sofrer isso eternamente se fosse preciso. Achei bem legal o visual do Dormammu que nos quadrinhos parecia um Ghost Rider genérico, ficou bem imponente e parece ser um vilão com grande potencial para o futuro pós Thanos. Já o Mordo eu achei bem interessante a construção dele, um tipo de Anakin Skywalker feito do jeito certo, sendo já comprei ele como futuro vilão e, espero que ele seja o catalisador para que o Strange se torne o Mago Supremo em uma possível sequência.

    • Concordei contigo em todos os parágrafos, Pedro Paulo!!!

      • Pedro Paulo

        Se liga galera, o canal CineFix fez uma homenagem ao filme, adaptando o longa para uma versão curta de 2 minutos em versão de jogo 8 bits : https://www.youtube.com/watch?v=r4RbRfjMWP8

        • GG

          Sensacional, Pedro!!

    • The One

      Sinto em dizer mas Rogue one de blockbuster só no nome. O filme é bem ruim. Tive a oportunidade de assistir ele já numa exibição especial na semana do thanksgiving e foi de chorar.

      Tiveram a coragem de matar TODO mundo do esquadrão…
      O Donie Yen morre fuzilado. Aquele chineis amigo dele se sacrifica logo após se revelar ser do império na vrdd. A Jyn e o Cassian morrem com a nave explodida logo após passarem os dados da estrela da morte pra Leia…
      Cara, fiquei chocado. Tudo bem que isso ja era esperado.

      O Darth Vader entao? Aparece míseros 6 minutos. Primeiro Discutindo com o Krenick e depois no final dando Force Choke e matando o mesmo.

      A unica coisa que foi legal é o final. Que ele acaba a exata cena que começa o Nova Esperança.

      Enfim. Nao levante tanto suas expectativas amigo.

      • Pedro Paulo

        Sinto em dizer, mas se aconteceu tudo o que você disse, eu ficarei muito satisfeito.
        Sobre expectativa, eu não levantei nenhum hype no meu comentário, apenas demonstrei que fico feliz em saber que há um filme de Star Wars ainda este ano.
        Enfim. Não julgue tanto as pessoas. E esse lance de soltar spoilers gratuitos é uma falta de respeito com quem não viu o filme, e que por sinal ainda nem foi lançado. Seja mais legal amigo.

        • The One

          Que coxinha! Mas legal. Vc foi tão apaziguador que Não vou nem te zuar por dizer “ai spoiler”.

          Mas o filme é bem assim mesmo velho. Enfim se isso pra vc é o good enough. Jóia. O importante é aproveita

  • Hard Frolics

    Opa, vim por causa do MDM e já curti o podcast, alias, já tô aproveitando pra baixar alguns antigos!
    To curtindo por que vocês não tem muita choradeira e mimimi, isso já é uma das melhores coisas de se ouvir num podcast, quando não tem choradeira 😛

    • The One

      Calma criança. Ouve todos primeiros e vc vai ver que tem bastante mimimi sim. Não é tão aviadado quanto jovem nerd mas não é frescura-less igual mdm.

  • Eike ✌

    CHUPA DC!

  • Eduardo Starling

    Uma coisa rápida que lembrei de falar: a trilha sonora desse filme é um espetáculo ! Achei que em alguns momentos lembrava a trilha do reboot de Startrek e lá estava o nome: Giacchino.

  • Clemerson R Campos

    Cara, vocês falaram um monte do Pantera Negra, hoje é aniversário do Chadwick Boseman, o intérprete do Pantera. O cara fez 40 anos… Bichooo eu to muito acabado!!!

  • Murilo

    deixaram o visão legal e estiloso, pro doutor estranho foi fácil.

  • Murilo

    minha namorada é espirita, e ela e a família dela adoraram toda a mitologia do doutor estranho. é o personagem favorito dela dos quadrinhos depois que ela passou a conhecer ^^

    eu conhecia o doutor estranho só do desenho do homem aranha que passava na globo XD. nunca cheguei a ler. pra mim a marvel apesar de escorar na “formula” de origem tal. o filme a marvel/disney apostou sim em efeitos especiais e introduziu mais um pouo nas jóias do infinito, que venha a jóia da alma XD

    e diferente da warner que só entregou muita coisa no batman vs superman. pra tascar um filme da liga rápido. afinal a proposta era superman 2. depois virou batman vs superman, e tacaram teaser dentro do filme, e sem desenvolver até hoje o personagem superman que é o melhor personagem de todos os tempos, cheio de valorez, reflexões, poderes, enfim… tanto o clark quanto o superman até hoje ta mal desenvolvido 🙁
    e o ben afleck merecia um filme solo antes de batman vs superman.

    🙁

    me diverti muito com doutor estranho, embora ele tenha a mesma fórmula e tal pende pro outro lado em outras coisas.

    • Esse filme trouxe muita gente pros quadrinhos do Dr. Eu mesmo nunca curti tanto assim e passei a ler muita coisa perto do lançamento do filme e mais depois.

      Mas legal que sua namorada curtiu, quer dizer que o filme funcionou em também atrair um público novo pro universo Marvel.

      Valeu Murilo

  • Murilo

    Antes um arroz com feijão super bem preparado igual o filme do doutor estranho do que tentar fazer um estrogonofe e ficar horrível (batman vs superman)

  • Murilo

    quando superman girou a terra ao contrário e voltou no tempo ninguém reclamou. kkkkk

  • Murilo

    na sala do templo não é 20 anos kk

    um dia dentro da sala é um ano na terra.

    e na sala tem que treinar só um ano e com duas pessoas de cada vez por causa do estoque de comida, e na sala do templo a gravidade é aumentada alternadamente e a temperatura lá varia de mais de 50 graus pra -20 graus.

    depois desse treinamento que goku, vegeta, trunks aprenderam a aumentar a massa e os músculos no super sayajins, e nessa que goku ensinou o gohan a virar super sayajin.

    treinaram na sala vegeta e trunks e depois lutaram com cell na segunda forma (depois de absorver o android 17) e depois treinou goku e gohan pro torneio do cell na terceira forma (depois de absorver a 18).
    depois vegeta e trunks entraram de novo separadamente e piccolo também treinou na sala.