Podcrastinadores.S04E24 – Tim Burton

Chegou a hora da gente falar sobre um dos diretores mais autorais de Hollywood, o excêntrico e controverso Timothy Walter Burton, ou simplemente Tim Burton, que imprime nos seus filmes um estilo fantástico bem característico, sempre em um marcante visual gótico.

Para debater desde Os Fantasmas Se Divertem até o novo O Lar das Crianças PeculiaresLully se junta aos podcrastinadores Fernando Caruso, Gustavo Guimarães, Helvécio Parente, Rodrigo Montaleão e Tibério Velasquez para uma conversa informativa, descontraída, e repleta de spoilers sobre os filmes mais incríveis desse diretor e produtor.

E pra você, qual seu filme preferido do Burton? Você conhecia todos eles? Como seria seu dia se deixasse seu cabelo igual ao dele?

Pegue um saco de pipoca, um refrigerante, e se aconchegue no sofá para mais um episódio do Podcrastinadores!


Links comentados nesse episódio:


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Abner Oliveira, Alan Almeida, Alberto Camilo, Alexandre Calavari, Alexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Anna Cruz, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, Carlos Eduardo ValesiCésar Albuquerque Lima, Chu Hamerski, Dierly Cordeiro, Eder Fabio Ribeiro, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Fernando Althof, José Maria Leite, Leandro Medeiros, Leandro Tiefenbarher, Leonardo Leão, Lionel Leal, Lisbino Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Garavello, João Elias, Marcelo PetegoMarco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Odirlei Fidelis, Otavio Oliveira, Pedro Paulo Pereira, Rafael Baldo, Ricardo Pires Ferreira, Rodrigo DunleyRogério Bittencourt, Sérgio Salvador, Sidnei SantanaThiago Cordeiro, Thiago Freire, Vitor Teixeira, Willian Castro, Wilson Santos e Ygor Souza.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂


Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.
Podcrastinadores.S04E24 – Tim Burton

  • Keilla Teixeira

    Owwwnnnn que tema foda! Pra mim o grande clássico dele é Edward Mãos de Tesoura. É imbatível. Se tiver passando na sessão da tarde eu paro tudo que tô fazendo e vejo.
    Mas tb adoro o Beetlejuice, os filmes do Bátima que não mexe o pescoço (a melhor Gotham City é a do Tim Burton) e as animações. Frankenweenie é uma das coisas mais fofas já feitas. Chorei muito quando o cachorrinho morreu.
    O cara tem muito filme bom, só entrou numa fase ruim e aí a galera quer desmerecer tudo que ele já fez.

    • Curto Tim Burton bastante… não vi a fase ruim dele. 😉

    • Concordo! Dois membros nesse clube!

  • Darth Paul Poor Traaais

    Excelente podcast! As animações que esse perturbado diretor fez/faz são fantásticas e definitivamente o melhor do “louco Tim”. As minhas preferidas são “O Estranho Mundo de Jack”, “James e o Pêssego Gigante”, “A Noiva Cadáver” (Como não vibrar com o refrão – “Vai chegar sua vez, a Morte virá não importa o freguês…”) e o incompreendido/esquecido “9, A Salvação”.
    Mas os filmes são clássicos, imprimindo nas mentes parte da insanidade que parece correr nas veias desse diretor maluco.

    Aguardando uma part II. Na verdade estou INTIMANDO A EQUIPE a fazer uma part II! Ok?

    Obs: GG, você me decepcionou. O 5° Círculo do Inferno é o do Rio Estige, reservado aos que sucumbem ao pecado da Ira. Meu estágio como Dark Lord of the Sith foi lá. Bons tempos… Ops, quero dizer “MAUS Tempos”!

    • GG

      Obrigado pelos elogios, Darth. E sobre o quinto círculo, eu não cheguei a entrar no detalhe dos 9 temas de cada circulo. Só disse, e reitero, que é pra lá que vão os suicidas. Porque de todos os outros, lá é o círculo mais dificil de sair para outros, por causa do “mar de gente raivosa” no leito dos rios. 🙂

      • Darth Paul Poor Traaais

        Você disse que lá era para os que cometem o suicídio. Mas o crime mais cometido por quem se deixa levar pela Ira é justamente o assassinato. Infelizmente você está errado. No Canto VII – Versos 39 diz “As almas, filho meu, que ora estás vendo são dos que venceu a Ira, como certo também fica sabendo” e 40 “Que sob as águas multidão suspira e em borbulhões a água intumesce, por toda essa extensão, que a vista gira…”

        • GG

          Ahaha, você está com a Divina Comédia em mãos? Parabéns, isso é que é estar preparado. 🙂
          Mas me desculpa a ousadia desse aprendiz aqui, porém esses versos dizem apenas quem habita primariamente cada círculo. Você pode ir para o círculo da luxúria, por exemplo, e com o tempo acabar parando no da ganância. Existe essa migração. Não existe um exclusivo para suicidas, então eles vão diretamente para o círculo onde há menos chances de sair de lá, que é o da ira.
          Ao menos isso era o que eu aprendia nas aulas de literatura na escola, né? Eu nunca li os 3 tomos da Divina Comédia, apenas partes deles.

          • Darth Paul Poor Traaais

            É cara, você deu azar, pois eu tenho tanto a “Divina Comédia” quanto o “Paraíso Perdido” (meus livros de cabeceira!). Então eu pude mencionar as passagens direto dele. Sim, os versos fazem referência aos principal tipo de castigo/alma pecadora que lá se encontra. Tanto os que manisfestaram essa Ira (que ficam nas margens) quanto os que reprimiram a mesma (que se encontram no fundo do Estige), mas nada impede de existir outras interpretações. Aliás os 7 Pecados Capitais tem esse nome por serem os pecados dos quais todos os outros se originam.
            Mas eu deixo passar essa por conta da sua menção ao “chute no esquilo”. Esse sim é o GG que me deixa orgulhoso!

          • Get a room, you two.

          • Kkkkkk.

          • Darth Paul Poor Traaais

            Caruso, sem ciúmes, ok? Nesse quartinho tem espaço pra você também. Só fica de olho aberto… Ops! Acho que entreguei as minhas intenções cedo de mais…

  • Lose yourself Éneas

    Falta fazer um do Nolan um diretor já muito citado nos podcast mas que merece um podcast só seu, abraços e continuem com o ótimo trabalho

    • Anotado!

    • Rafhael Victor

      Reforço o pedido aí. Meu diretor preferido.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Nolan eu tô dentro!!! Ótima pedida!

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Apesar de gostar mais dos Batman do Tim Burton… rsrsrsrsrsrs.

      • Lose yourself Éneas

        Isso pode dar um bom papo em? Qual é a melhor versão do Batman, mas já aconteceu o podcast de Batman então…

    • helvecioparente

      Um podcast do Nolan vai ter que ser muito explicado. Vai ficar longo demais…

      • Lose yourself Éneas

        Aí vocês decidem podia dividir o podcast em 2, mas aí vai depender de vocês, abraços!

  • Raul Mendonça Siqueira

    cara, eu escutei os 10 primeiros minutos do cast me perguntando: quem é essa menina que tá no cast? eu conheço essa voz de algum lugar… isso que dá não prestar atenção na introdução do cast! XD
    Lully, você é muito fofa! volte mais vezes!!! =D

    • Não prestou atenção nem leu a sinopse do episódio né Raul? hehehe
      Abraço

      • Raul Mendonça Siqueira

        é, eu baixei e já fui ouvir enquanto cozinhava! kkkkkkk

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Fazemos coro com você! A Lully é sempre muito bem vinda.

  • Ricardito Alazão

    Galera, excelente programa, sou fã a algum tempinho, ouvindo esse cast, notei algo perturbador, tá…… mais perturbador, em se tratando de Tim Burton é difícil, mas…, seria o Edward Mãos de Tesoura um REPLICANTE?????????????????? E o conto se passar em alguma das colonias habitadas pelos ricaços que abandonaram a terra? isso explicaria as tesouras nas mãos, pois ele foi criado para trabalho braçal e aquele ambiente classe media alta do mal, quase alucinógeno do filme. Se notarem bem, Edward também tem uma leve semelhança com a personagem da Daryl Hannah. Se naquela época os universos compartilhados já estivessem na moda, o filme acabaria com o Edward levando um pipoco na testa, e isso geraria a revolta dos outros quatro replicantes que fugiram para a terra no filme de Ridley Scott. Fica a reflexão.

    • Interessantíssima sua teoria, mas…
      Não.

      • Ricardito Alazão

        Vou vender a idéia p Uwe Boll kkk

        • Mas não vende muito caro não!!!! Kkkkkk
          (Queria botar um emoticon de choro de riso, mas tive que me conformar com o Kkk)

        • Rodrigo “Rod” Montaleao

          Ah, ele compra. Certeza. 🙂

          • Ricardito Alazão

            Com direito a Jason Statham como Edward boladão 👍

  • Rivelino Cruz Do Nascimento

    Tim Burton é um dos mais controversos de Hollywood , o você ama ou odeia eu por exemplo não consigo gostar das animações mas em compensação os dois Batman dirigido por ele marcaram minha infância de tão forma ,que Gotham p/ mim é sempre Gotham do Tim Burton ,sempre aquele ambiente Gótico ,dark , noturno, nunca gostei de Edward mão de tesoura ( e nunca entendia porque mulher do avon , levou Edward P/ casa e porque marido dela aceitou isso) , os Fantasma se diverte muito BOMMM e a nova Versão/ Remake/Reboot da Fantástica fabrica de Chocolate eu particularmente gostei….mais um bom episódio …..Tema Excelente ….

  • Vcs estão falando pra caralho

    • Er…. Mas esse é meio que o objetivo…?

      • Cara, sou seu fã 😀 e não fui eu que disse isso e sim meu colega de trabalho, nunca mais deixo o disqus logado

        • Rodrigo “Rod” Montaleao

          Rsrsrsrssr… considerando as várias coisas constrangedoras que ele poderia ter feito com seus perfis logados, até que o seu colega de trabalho pegou leve. Abs e continue nos ouvindo escrevendo! Abs!

          • GG

            Ahaaha, é verdade. Ele pegou leve contigo. E cuidado com o seu facebook aberto aí, hein? 😉

  • Belo Tema, top demais

  • Eder Ribeiro

    Curioso vocês citaram a Divina Comédia pois, o livro Charlie e a fantástica… foi inspirada no Inferno de Dante e cada sala representaria um dos círculos… mais um ponto pra versão original do filme, na qual não deixa clara a sobrevivência das criancinhas.. .hahahahahaha!!

    • helvecioparente

      As crianças morreram. Junto com uma parte da minha infância…
      🙁

  • Rafhael Victor

    Fernando Caruso gosta de “Bleach”, minha cabeça explodiu.

    No mais, ótimo podcast, como sempre. Sou ouvinte recente e estou adorando o conteúdo de vocês.

    • GG

      Valeu, Rafhael! o/o

  • sapobrothers

    Eu também adorava o desenho animado do “Besouro suco’ – até coloquei ele (no meu traço) fazendo uma ponta numa animação sobre os Caça-Fantasmas: https://uploads.disquscdn.com/images/6bda5746cb5ce8063e29830c21fa5e5acc8289597ba9af4c4c836ce22a642e90.png (aqui ele é organizador de cerimônias de casamento).

    Agora, já pensou se Edward fosse feito alguns anos antes? Quais as chances de termos um Batman interpretado pelo Jhonny Depp?

    E quanto as animações… Não tive coragem de ver Frankweenie… histórias sobre cães que morrem não fazem bem pra minha masculinidade – precisei fingir estar muito doente quando assisti Marley e Eu. E no caso desse filme, eu vi o curta em live action e ali eu já fiquei bem… incomodado. E não gostei muito do “Estranho Mundo de Jack” a primeira vez que assisti porque descobri, já quando estava assistindo, que era um musical. Quando revi alguns anos depois “desceu” melhor, mas acho A Noiva Cadaver bem mais legal.

    • GG

      Ahaah, ficou ótimo o desenho, cara! 🙂

      • sapobrothers

        Ah, já que curtiu, aqui tem o vídeo completo onde essa cena apareceu (uma sátira/homenagem aos Caça-fantasmas – feito antes de eu ter assistido o novo): https://www.youtube.com/watch?v=AXqZkwFaqxg

  • Galerinha, pergunta “off topic”: alguém pode me dizer que músicas são essas da intro e da leitura de emails?
    Pq cada vez que eu escuto essas músicas dá uma vibe tão boa e uma vontade de sair dançando dentro do ônibus. Agora não sei se é pelas músicas ou se meu cérebro já fez a associação entre elas e o podcast mais divertido do Brasil. Parabéns pelo trabalho mesmo, GG (o lado sombrio do podcast), Helvis (o Yoda de petropolis), Caruso (o sr. Tãnãnã), Tibério (o melhor comediante do pod, desculpa aí Caruso) e Rod ( o cara que tem razão, mas ninguém escuta).

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      O GG é o cara das músicas, ele vai saber te responer. Agora, não sei bem quanto a ser “o cara que sempre tem razão”, mas se pelo menos vocês estão ouvindo o que eu tô falando, já tá valendo. Na hora da gravação é uma briga danada pra conseguir falar, ainda mais quando o pessoal tá empolgado com o tema. Esse pessoal fala muito! Rsrsrsrsrssrs….Obrigado pela audiência e pelo comentário! Abs!

    • GG

      Ahahahaa! Sr. Tãnãnã foi excelente! Eu achei que só eu tinha reparado isso. 😀

      Mas então, as músicas são:
      Abertura – Stand Up, do Prodigy
      Emails – Booty Swing, do Parov Stelar. Essa música é muito dançante, né?
      Eu descobri ela há muito tempo vendo esse clipe aqui bem amador de uma garota dançando essa música:
      https://youtu.be/Jc-MRIbtyP8?t=16s
      Contagiante! 🙂

    • helvecioparente

      “Helvis (o Yoda de petropolis)”
      That akward moment que você não sabe se recebeu um elogio ou não…
      😛
      Anyway, pela audiência obrigado, quer dizer, obrigado pela audiência!
      😉

      • Ser comparado ao mestre Yoda sempre vai ser elogio né Helvis. 😉

        • #rialto aqui

          • helvecioparente

            Tibério tem mais cabelo branco que heu…

        • helvecioparente

          🙂

  • Carla Gois

    Já vi todas as séries indicadas naquele episódio de séries! Façam outro daqueles, por favor!!

  • Will, Who?

    Excelente programa. Sou fãzaço do Burtom.

    Gostaria de completar aqui a minha visão sobre Edward Mãos de Tesoura. Ao meu ver, a história foi fantasiada pela Winona Ryder (avó). No início do film, a neta dela pede p ela contar sobre a neve. O filme todo é uma historinha p menina dormir. Então eu penso, ou a velha enfeitou um romance da juventude p impressionar a neta ou ela estava drogadaça e inventou tudo kkkkk