Podcrastinadores.S04E19 – Debate-Papo: A Guerra dos Estúdios e o Excesso de Franquias no Cinema

Nesse segundo debate-papo, vamos conversar sobre as maiores franquias do cinema e tentar entender porque os grandes estúdios estão apostando cada vez mais nas continuações, remakes e adaptações, e preterindo roteiros originais.

Será que Disney já colocou todas as cartas na mesa com a compra da Lucasfilm e Marvel? O que a Fox, Paramount ou Warner estão fazendo para tentar desbancar a Disney e voltar ao topo? E as franquias que não deram certo, o que vai acontecer com elas?

Fique conosco nesse episódio com Fernando Caruso, Gustavo Guimarães, Helvecio Parente e os convidados Eduardo Sales e Mario Rocha.

Ouça e não deixe de comentar abaixo, ou no facebook, no twitter ou por e-mail.

Ah, e esta semana inauguramos o Podcrastinarte, com a caricatura enviada pelo nosso padrinho Marcelo Petego.  Confira aqui!


Um agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Abner Oliveira, Alan Almeida, Alexandre Calavari, Alexandre Cavalcanti, Alexandre Mendes, Alexandre Moraes, Anna Cruz, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, César Albuquerque Lima, Dierly Cordeiro, Eder Fabio Ribeiro, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, José Maria Leite, Leandro Medeiros, Leandro TiefenbarherLionel Leal, Lisbino Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Garavello, João Elias, Marcelo PetegoMarco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Otavio Oliveira, Pedro Paulo Pereira, Rafael Baldo, Ricardo Pires Ferreira, Rogério Bittencourt, Sérgio Salvador, Sidnei SantanaThiago Cordeiro, Vitor Teixeira de Souza, Willian Castro, Wilson Santos e Ygor Souza.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂

Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

 

Podcrastinadores.S04E19 – Debate-Papo: A Guerra dos Estúdios e o Excesso de Franquias no Cinema

  • Eder Ribeiro

    Muito bacana essa leitura de e-mails!!! Acho que muita gente se sentiu representado nessa ligação. 🙂

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Foi mesmo, né? Mas o grande lance é esse. Fazemos esse projeto do Podcast pra ter essa troca mesmo. Sem isso, não faz sentido seguir com algo que demanda tanto o nosso tempo. Nosso combustível é o feedback de vocês.

  • sapobrothers

    Ah, mas se tem uma coisa que eu não concordo é com o uso da palavra “excesso” no título do podcast. Que venham MAIS franquias – inclusive lamento as que não deram certo como “desventuras em série” (que pelo visto volta como série de TV).
    Quanto as continuações… Os anos 80 também foram fartos delas – De Volta Para o Futuro, Indiana Jones, Caça-fantasmas… E se for um pouco mais pra trás, Poderoso Chefão…
    E sobre a falta de criatividade ou a falta de originalidade… O próprio Poderoso Chefão nasceu de um livro, né? Scarface já é um remake… Indiana Jones bebe direto das matinês que o George Lucas assistia. O fato é que o cinema não costuma ser “fonte original” por padrão.

    • Franquias podem ser boas, mas se for em excesso de filmes de uma mesma franquia, podemos ter perda extremas de qualidade. O fazer por fazer… aí não né?

      • sapobrothers

        Como eu acabo assistindo do mesmo jeito… E, Deus me perdoe, até gostando (evito falar sobre indiana Jones 4 em público)… 😛

  • Gabriel Brito

    Muito bom o podcast! 🙂

  • Reginaldo Ventura de Sa

    Ótimo podcast ! meus 10 cents…. A Franquia Bourne já tem os roteiros prontos pois são vários livros já escritos. The Bourne Identity foi primeiramente publicado em Março de 1980. Ludlum escreveu duas sequências para a saga de Jason Bourne: The Bourne Supremacy (1986) e The Bourne Ultimatum (1990), formando a Trilogia Bourne. Depois da morte de Ludlum(2001), o autor Eric Van Lustbader continuou a história de Jason Bourne em The Bourne Legacy (2004), The Bourne Betrayal (2007), The Bourne Sanction (2008), The Bourne Deception (2009), The Bourne Objective (2010), The Bourne Dominion (2011), and The Bourne Imperative (2012).

    • Regis e seu vasto conhecimento de Bourne! Valeu pela passada aqui!

  • Darth Paul Poor Traaais

    Uma das coisas que me incomoda é essa “preguiça” de só ir “na boa”. Os estúdios estão cada vez mais voltados para os $$$ e menos pra criar coisas novas. Novas séries, franquias/IP, etc vai aos poucos tornando o universo cinematográfico mais e mais estagnado.
    A Disney foi mencionada como uma empresa que explora isso exaustivamente mas com sucesso fenomenal. De fato, não tem como negar a quantidade a grana que ela fatura. Mas mesmo em franquias como Star Wars (vai por mim, disso eu entendo!) essa insistência de “mais do mesmo” está prejudicando. O SW Epi VII foi uma remake disfarçado; não que o filme seja ruim, longe disso. mas tá tudo ali do Epi III. As semelhanças são tão evidentes que chega a ser complicado. Com a Marvel as coisas estão indo um pouco melhores mas já demonstram sinais de saturação. Mas a WARNER/DC consegue o troféu “Não consegue, Moisés? Não consegue!” pois mesmo tendo uma das maiores referências em supers da história, suas tentativas ficam oscilando entre o inexpressivo e o ridículo. O curioso é que em animação eles sempre mandam super bem, talvez por arriscarem mais…

    Enfim, torcendo por novas franquias ou mesmo filmes solos criativos e empolgantes.

    • Por aí, preguiça pra pensar em coisas novas pode trazer preguiça para fazer um produto franqueado com qualidade. Aí todo mundo perde.

      • Darth Paul Poor Traaais

        Corrigida a referência ao III pois na verdade era o IV. Valeu pelo feedback sonoro…

  • Carla Gois

    Gentem!!! Que linda a casa nova!
    E que linda essa leitura de emails com o Raul! Parabéns a todos os envolvidos!

    Pra variar, episódio incrível. E que musicas ótimas vocês colocaram! Qual o nome daquela da taradinha? Estive procurando por ela por anos!
    Bjks!! 🙂

  • Wellington Azevedo

    Excelente podcast! Keep up the good work guys! Já converti uma alma no trabalho e pretendo divulgar mais. Parabéns, ganharam dois fãs, RÁ!