Podcrastinadores.S04E16 – Debate-Papo: O que aconteceria se vida alienígena fosse descoberta?

Estreamos neste episódio o formato “Debate-papo“, onde teremos um tema a ser debatido por uma roda de convidados, associando eventualmente filmes ou séries aos eventos que vierem a surgir ao longo do assunto. É um formato inverso ao tradicional, cujo ponto central sempre foi o filme ou o grupo de filmes.

E o primeiro tema é logo uma análise do que aconteceria se, comprovadamente, vida alienígena fosse descoberta no universo. Qual o impacto que isso teria em nossas vidas? Economia, política, religião, e toda a sociedade de uma forma geral?

Essas e outras perguntas são debatidas entre Fernando Caruso, Gustavo Guimarães, Helvecio Parente, Rodrigo Montaleao, com as especialíssimas participações do astrônomo Alexandre Cherman, astrônomo do Planetário da Gávea, e do religioso Gabriel Tuller, do portal Achando Graça.

Ouça e comente!

Links relacionados a este episódio:

Agradecimento a todos que suportam os Podcrastinadores, especialmente aos nossos padrinhos Alan Almeida, Alexandre Mendes, Anna Cruz, Bianca Ramos, Camila Gildo, Carolina Lindoso-Neet, Caio Luiz Daemon, César Albuquerque Lima, Dierly Cordeiro, Eduardo Starling, Eduardo Tomazett, Elieverson Santos, Emílio Mansur, Felipe Rodrigues, Felipe Zabin, Henrique Malek, João EliasJosé Maria Leite, Leandro Medeiros, Lionel Leal, Lisbino Carmo, Luis Alfredo Lopes, Luis Garavello, Macinho ShiraMarco Antonio Linares, Marcos Alves, Mario Rocha, Rafael Baldo, Ricardo Pires Ferreira, Rogério Bittencourt, Sérgio Salvador, Thiago Cordeiro, Vitor Teixeira de Souza, Willian Castro, Wilson Santos e Ygor Souza.

Ajude a manter o nosso podcast você também. Até com 1 real você ajuda a aliviar nossos custos fixos. Entenda melhor como ser nosso padrinho aqui, e tenha nossa gratidão eterna, além de alguns outros benefícios que você descobre clicando no link. 🙂

Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Gabriel Andrade

    Achei mó bom esse tema..:) vou ouvir pra ver kkk

    • GG

      Ouvir pra ver ou ver pra ouvir? 🙂

      • helvecioparente

        Ouvir pra ver se é bom?

  • Lucas Dias

    O planeta Terra além das condições “locais” favoráveis para a vida ainda conta com um defensor gigante que nos protege de extinções, ele se chama Jupter. e tudo (ou quase tudo) que vem em colisão com nosso planeta é desviado pela sua incrível massa.

    • Júpiter é o nosso goleiro Julio César espacial.

      • Lucas Dias

        Tomara que não venha o 7×1 então hahahahaha

      • JJota

        Tá explicado porque os dinossauros não tiveram sorte…

  • Lucas Dias

    No FUTURAMA eles já previram que os Chineses vão mandar em Marte hehehehehe

    • E comandar uma fazenda de besouros-vaca. Mas até aí eu não sei se é séria essa previsão… Vamos torcer!

  • Gilson Passos

    Primeira vez ouvindo, qual a diferença do normal pra o plus?

  • Mozart.silv

    Muito bom o programa.

    Cheguei aqui por causa do podcast do MDM, ouvindo o Caruso. O podcast se mostrou uma grata surpresa. Escutei também o programa sobre Marte, com a participação do Alexandre Cherman, e novamente foi muito boa a participação dele. Além do conhecimento científico apresentado, as referências ao Alan Moore foram sensacionais. No mais, o Caruso estava “on fire” nesse programa, Ótimas piadas. Abraços a todos.

    • GG

      Bem vindo, Mozart! Pelo jeito você curte mesmo o Cherman, né? A gente também. 🙂 Dá uma conferida então no programa sobre realismo espacial, onde ele conversa com a gente o que tem mesmo de real nos filmes que se propõem a serem menos ficçionais e mais cientíticos no cinema. Episódio S02E24.

  • Carla Gois

    Meninos, adorei o novo formato! Eu ouviria vocês conversando até sobre classificados de jornal, que pelo jeito iria ficar bom também. 🙂
    Só consegui terminar de ouvir hoje, porque passei o sábado trabalhando, e cheguei em casa tão cansada que caí desastecada na cama.
    Ou seria desmaiada? Rsrsrs. 😉
    Bjks!

    • GG

      Ahahahaaha! Olhaí como é um erro comum! 😀

      • helvecioparente

        Rialto do “desastecada”!

        GG, bora gravar uma bula de remédio e mandar pra Carla?

        • Carla Gois

          Quero a lista telefônica toda, #seuslindos 🙂

          • Uau, que piada elaborada. Well done. Deu até uma emoção aqui…

          • Carla Gois

            Eu tenho meus talentos. 😉

  • Henrique Santos

    Ouvindo o programa, deixa eu corrigir um equívoco do GG. Morcegos não são cegos, eles enxergam tão bem quanto nós à luz do dia, mas como evoluiu com hábitos noturnos ele desenvolveu a habilidade de se orientar com sons e micro vibrações no breu da noite, ainda mais pq a maioria se alimenta de insetos, então caçam seguindo o som das asas de suas presas. Mas esse cast tá bem interessante. Adicionando à discussão, uma pesquisa feita à alguns anos tentou constatar qual religião seria mais receptiva com a descoberta de vida alienígena e até um possível contato, e surpreendentemente a religião que se mostraria mais receptiva é a igreja católica, o Vaticano assume que haja a possibilidade criacionista com exatamente o mesmo argumento feito de brincadeira nas frases de entrada desse episódio. “O universo é grande demais para presumirmos que Deus só tenha criado vida aqui, pois muito pouco entendemos da obra divina”. Oq é surpreendente, eu particularmente nunca imaginei o Vaticano receptivo com ufologia.
    Formato novo aprovado, estou gostando bastante enquanto ouço sugiro temas menos nerds nos próximos kkkkkkkkkkkk.

    • GG

      Tá brincando, Henrique! Sempre acreditei que os morcegos não enxergavam de dia!! :O
      Obrigado pela correção! E já que você curtiu o formato debate, se você tiver alguma idéia sobre um tema que gere uma discussão interessante, pode mandar aqui pra gente! Abraço!

    • Espera, espera, espera… Os morcegos “desenvolveram” a habilidade de se orientar com sons..? Quer dizer então que… DARWIN ESTAVA ERRADO ESSE TEMPO TODO??? Alguém avisa a família do Lamarck!!!

      • Henrique Santos

        ZzZzZzZzZz… rsrs

  • Eduardo Starling

    O format ficou muito bom ! De repente vale falar algum dia sobre colonização de outros planetas (e aí de repente fala-se um pouco mais de Battlestar Galactica hahahahha).

    Quanto à discussão religiosa, uma visão que poderia ter sido citada é a do espiritismo. Ok, nem ela mesmo se intitula religião (mas uma doutrina), mas nessa doutrina com bases declaradamente cristãs fala-se bastante na vida em outros planetas. Especialmente quando discorre sobre o tema ‘Exilados de Capella’ : onde em uma civilização mais avançada que a nossa (na constelação de Capella), os espíritos incorrigíveis depois de centenas de anos seriam exilados a um planeta em estágio anterior de evolução (no caso, a Terra). Eles encarnariam algumas vezes aqui para se reparar e assim poder voltar ao planeta de origem. Atribuem a esses espíritos descobertas prosaicas como a do fogo e a invenção da roda, além de associar o mito do paraíso perdido (os expulsos do Jardim do Éden) ao sonho desses espíritos de “voltar pra casa”.

    • Reginaldo Ventura de Sa

      adicionando ao que foi escrito pelo Eduardo Starling, existem planetas com maior ou menores graus de evolução em referência ao nosso. O objetivo é evoluir para os planetas mais evoluidos e não se deixar nas tentações da matéria e correr o risco de ser enviado (como espirito) para nascer num planeta menos evoluido. Espera-se para o planeta Terra que tenha-se um novo exílio, onde como aconteceu antes com Capela, onde os espiritos que não evoluiram seriam enviados para um planeta inferior e aqui só ficariam os espiritos que conseguiriam evoluir . Ou seja, como em Batlestar Galactica, aconteceu antes e irá acontecer de novo.

      • Carla Gois

        Olha só, que interessante. Mas eu achei que o nosso planeta inteiro estivesse à beira do proximo passo evolutivo. E pelo que você falou, vamos ter que mudar de planeta, é isso? Que triste. Vamos abrir mão de tudo o que fizemos em toda nossa história?

        • Reginaldo Ventura de Sa

          Eu espero ficar aqui, dá muito trabalho, é dificil mas to tentando. . os que não evoluirem é que serão jogados para outro mundo. Assim diz o espiritismo. Quem viver verá. OU quem viver, reencarnar vai saber. UHUAHUAHUAHUAHUHAUHAU

    • Er… Temos alguns episódios que falam sobre Battlestar Gallactica! Eu não sei todos, mas sei de um que eu participei que era o TOP TEN de Naves Nerds… (Estou um pouco envergonhado por não ter muito mais para acrescentar à conversa)

  • JJota

    Desde que a chegada de uma raça alienígena não comprove que os japoneses estavam certos…

  • Danilo Street

    Por mais 2 horas de podcast, por favor! Ou ficção cientifica, é uma boa pedida!

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      GG mata todo o time se fizermos um Podcast maior. 🙂

      • Danilo Street

        Mas ficou ducaralho!

  • Eder Ribeiro

    Fala pessoal! Gostei muito do formato! Contratem logo o Cherman pra ele ficar como titular cast! Aliás… gostei da sequência de temas “desconexos”: Guilty pleasure, GoT, Woody e Contato… continuem assim!
    ABS!

  • sapobrothers

    Gosto de pensar que talvez tenha vida inteligente por aí mas que a gente possa ser os primeiros e os mais avançados somos nós – afinal, por que não?

    Já sobre os alienígenas de Varginha… Eu fiz uma animação – da série “CorridAnima Brasil” – se passando em Minas – e por Varginha. A explicação da preferência dos etês pela região é pra comprar queijo.

    Num vídeo que fiz depois, os aliens explicam que abduziram vacas pra tentar produzir eles mesmo o queijo. 😉

  • sapobrothers

    Aliás, que legal a trilha “animada” do Doctor Who no fundo! Acho que vou trocar meu toque de celular!

  • Só vim aqui pra dizer duas coisas: 1ª Ótimo Trabalho, estão de parabéns e 2ª Façam um crossover com o MdM já !!

  • Anderson

    Muito bom o trabalho de vocês. Parabéns!

  • Pingback: Podcrastinadores.S05E03 - Debate-Papo: Por onde andam esses atores? | Podcrastinadores()