Podcrastinadores.S03E15 – Star Wars: Trilogia Prequel

Previously on Podcrastinadores…

“Para comemorar o episódio 50, vamos falar da maior franquia cinematográfica de todos os tempos: Star Wars (…) E como um tema como esse não dá pra fazer em um episódio só, iremos dividir nossa comemoração em duas partes, sendo primeiro a trilogia clássica e no próximo episódio a trilogia prequel.”

Após quinze longos dias de espera, vamos falar da trilogia cinematográfica que nos mostrou a origem do vilão mais amado do universo: Darth Vader! Exatamente. Estamos falando da trilogia prequel de Star Wars, ou, como chamamos no último episódio, a trilogia Voldemort – a que não deve ser mencionada. 🙂

Midichlorians, corrida de podracer, Darth Maul, Jar Jar Binks e tudo de melhor (e pior) dos episódios 1, 2 e 3! Conversamos sobre esses filmes que todos amam (e odeiam) num bate-papo onde tivemos que prometer deixar o lado fanboy de todos nós e sermos o mais imparcial possível. Claro que esse plano não deu muito certo, né? 😉

Participam neste episódio: Gustavo Guimarães, Helvecio Parente, Rodrigo Montaleão, Tibério Velasquez, Henrique Granado, Fernando Caruso e Eduardo Miranda.

Não deixe de participar aqui nos comentários, e que a Força esteja com você! 😉

MEME-3
Links relacionados a este episódio:

Episódio dos Podcrastinadores sobre a trilogia clássica de Star Wars

Pré-estréia do Episódio I com o Conselho Jedi do Rio de Janeiro, e matéria no jornal sobre o evento.

Sequência completa editada da luta contra Darth Maul no Episódio I

Fórum com a teoria da morte da Amidala não ser simplesmente pela perda da vontade de viver (em inglês)

Comparação da música do final do Episódio I com a música tema do Imperador

Trailer teaser do Episódio III – “Lord Vader… rise”

Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Jesse Filho

    Palmas para os podcrastinadores! Realmente esse prequel mexe com as emoções e sobe a adrenalina (num sentido não tão bom)! Conseguiram superar as expectativas! Divertidíssimo esse combate de mma de vocês, mas entre mortos e feridos, salvaram-se todos!!

    DiCaprio foi citado algumas vezes e irônico saber que para o papel do Anakin tiveram 442 candidatos, todos entrevistados individualmente, 25 foram escolhidos e no fim ficaram 4 atores! E o Hayden Christensen ganhou de atores como Paul Walker, Ryan Phillippe, Colin Hanks e, é claro, Leonardo DiCaprio!!! (Acho que o critério do G.Lucas não foi talento, mas de precisar de alguém desconhecido e principalmente de talento duvidoso…)

    Outra questão legal discutida foi que só o Obi-Wan fez o movimento reflexo de ferir o Anakin por estar num ponto estratégico mais alto. Abater alguém que vem de um ponto abaixo e previsível fazendo um movimento reflexo por estar em vantagem é a atitude mais simples e plausível. E o Darth Maul tinha de ter feito o mesmo com Kenobi padwan, sem pensar, apesar da desconcentração, no reflexo puro! (E esse giro já foi feito outra vezes na saga, creio…)

    E acho que o estilo de luta do Yoda com Conde Dooku está relacionado com a idéia original do G.Lucas em que ele seria um macaco de máscara carregando um bastão. Como ele já era muito velho a sua vitalidade nas batalhas é uma espécie de “espinafre do Popeye”, com a força o energizando temporariamente. Controlar a força para não ferir não deve ser tarefa simples…

    Nós podíamos ter saboreado um pouco do Darth Vader construído no episódio III, sem essa de estagiário, porque o vilão já estava pronto. A cena dele se erguendo da mesa de operação deveria ter sido uns 5 ou 10 minutos antes do final, depois mostrando cenas com ele destruindo os jedis, matando rebeldes cruelmente, esmagando a esperança. Mostrando o seu poder no máximo para depois seguir a cena dele contemplando com Palpatine a estrela da morte. Assim, creio, o ep. III terminaria nos dando aquela sensação de derrota, perseguição e terror. (E sim, o trailer vende um pouco o ep. III de outra forma.)

    Por fim, visto que a cena do surgimento do Vader é tão importante e esperada para mitologia e é o ápice/fim do prequel, então não deveria ter sido mostrada em nenhum trailer, não acham? (Da mesma forma que G.Lucas fez segredo sobre a paternidade do Luke no ep. V. Mesmo que a gente já soubesse que o fato ocorreria a cena ficaria em nossa imaginação até que a gente pudesse assisti-la no cinema. Marketing apelão de novo…)

    obs: As saídas de roteiros de detalhes que vocês levantaram só demonstraram que G. Lucas deveria ter sido menos preguiçoso na execução e que isso não teria sido difícil, ainda mais pela capacidade criativa que ele tem para construir mitologias. Além de angariar fãs novos, não insultaria os antigos.

    O papo de cantina de Mos Eisley de vocês até me despertou a vontade de rever o prequel ‘que não se deve nomear’ !! E rumo a Star Wars: The Force Awakens!! Sucesso a todos e abraços!!

    • Grande Jesse, mais uma vez obrigado por passar ai mais 2 horas nesse papo com a gente e pelos comentários.

      Lendo tudo que você escreveu, volto a falar/escrever: o grande “problema” do episódio 3 é que cada um de nós tinha seu próprio episódio 3 na cabeça e GL também tinha o dele. 😉

      Um abraço!

      • Jesse Filho

        Grande Tibério! Desculpe escrever tanto. Foi empolgante ouvi-los e acabei me empolgando também! E concordo com você, mas no geral não discordo do que GL nos apresentou, mas faltou aquele capricho nos detalhes de execução do prequel.

        Na animação em 2D Star Wars: Clone Wars (dirigida por Genndy Tartakovsky – criador de Samurai Jack, O laboratório de Dexter, produtor de As meninas superpoderosas, etc – que serviu de ligação entre os episódios 2 e 3 com 25 episódios) todos os personagens são melhores trabalhados no curto espaço de tempo e história que o Genndy dispunha.

        Foi legal acompanhar as aventuras, o fortalecimento do Anakin, suas crescentes discordâncias com Obi-Wan, ver Mace Windu como um super herói e porque o último episódio do desenho começa a batalha que continua direto na abertura do ep. 3. Assistir a continuação da batalha no cinema foi demais na época pra mim!

        Essa polida na execução dos detalhes que me referi existe nesta animação, mas falta no prequel. Há pequenas respostas no desenho que não estão nos filmes. General Grievous apareceu primeiro no desenho… Não foi pra telona, foi pra telinha produzido pelo Cartoon Network Studios, mas é cânone. Podem conferir.

        Abração!

        • Cara, escreva tudo que quiser, afinal o podcast é um grande bate-papo entre todos os envolvidos, incluindo quem escuta também. Seria perfeito se todo mundo pudesse participar, com 10000 convidados todos falando sobre o que acham de cada assunto. Pena que não dá e deixamos esse momento pro eventos Abacaxi Voador ou do Conselho Jedi, por exemplo, que ai sim todos participam. Hehehe

          E você falou de algo que acho sensacional que é a série Clone Wars do Tartakovsky. Já era fã do Samurai Jack e fiquei maluco de ver o trabalho dele em SW. Ver o Mace Windu e outros Jedi passando o rodo em centenas de droids, isso sim é a Força!!!! O único porém dessa série é que fiquei com a expectativa alta demais pelo Grievous, tudo de “badass” que ele mostrou na série… o Grievous do filme não chegou aos pés daquele vilão que vi na tv e que dava medo!

          E digo que vejo tudo de SW, Clone Wars, Rebels, quadrinhos… pode contar comigo para conversar. Só sou menos presente nos livros, mas tento conhecer o máximo mesmo que não tenha lido.

          Nosso podcast é de filmes e séries e pode deixar que no momento certo falaremos das séries, mas ainda vou arrumar um jeito de falar dos quadrinhos que é minha fonte favorita de SW! 😉

          Abraço.

          • Jesse Filho

            Valeu Tibério! (pena que o sorteio do brinde ficou restrito a quem tem facebook…)

          • Opa, verdade! Só não crie o sindicato dos sem-facebook para reivindicar o direito de participar do sorteio! Hehehe

          • Jesse Filho

            Hahaha! A minha ultima esperança é chamar os ewoks pra me defender!! hahaha!

          • Eduardo Starling

            O Grievous ficou asmático entre o Clone Wars e o Ep III (na verdade isso tá explicado no CW, com aquela esmagada que o Windu dá no chestplate do Grievous)

        • Bruno Praça

          O desenho Clone Wars do Tartakovsky não é cânone, e sim a animação CGi Clone Wars.

          • Jesse Filho

            Tem razão Bruno. Revi a linha do tempo de Star Wars e realmente a Disney descartou o desenho. Uma pena. Corrigido.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Eu tenho uma bronca terrível com essa questão do “higher ground” do EPIII por terem usado a mesma situação no EPI e, nesse caso, o “higher ground” não ter servido pra nada. De todos os pecados da trilogia nova, a morte do Darth Maul pra mim é o mais imperdoável. Inclusive, o personagem era interessante e poderia ter sido melhor trabalhado, virando realmente uma força opositora e só ter morrido no EPIII. Vale lembrar que Maul foi apresentado como um super ninja Sith e morre para um Padawan que dá um cambalhota por cima dele… Aí não, né? Abs!

      • Jesse Filho

        Sim Rod, Darth Maul tinha um potencial incrível para as sequências do prequel. Bronca justa! Imagino que se tivesse sido interpretado pelo Benício Del Toro como deveria (se o mesmo não tivesse desistido ao saber que suas falas seriam cortadas) e não pelo Ray Park, talvez o personagem fosse mais valorizado e preservado para o desenrolar da história. Abraço!

  • Augusto

    Parabéns pelo podcast, fiquei muito satisfeito com a conversa. Realmente para mim nunca é demais falar sobre Star Wars. Adorei mais este episódio, sobre a trilogia nova, do que o anterior, sobre a trilogia clássica. Acredito que o episódio 7 será o melhor de todos os Star Wars. Se vocês, por acaso, querem escutar mais debates, informações e teorias sobre o universo de Star Wars em todas as suas mídias, recomendo o KaminoCast, o podcast destinado somente à Star Wars. Confiram, pois recomendei o podcast de vocês para eles. 😉

    • Valeu Augusto! Legal que gostou dos episódios de Star Wars, sou super fã da saga e foi ótimo gravar!

      E vou ouvir o podcast sugerido sim.

      Abraço.

      • Augusto

        Não vai se arrepender. Como Star Wars é um universo muito extenso, o pessoal do Kaminokast fala dos principais livros, HQs, games e, é claro, dos filmes e seriados. Eles já têm mais de 50 episódios postados.

    • helvecioparente

      Será que o 7 vai ser melhor que o 5?
      Espero que sim. Mas não acredito.
      De qualquer maneira, o lance é baixar as expectativas – o que está sendo muito difícil!

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Eu tô com esperança pro Episódio 7, mas tô tentando ir pro cinema totalmente livre de spoilers. Acho que isso ajuda a melhorar a experiência na hora, pois tudo será surpresa. Obrigado pela audiência e pela dica do KaminoCast. Vou conferir. Abs!

    • GG

      CLARO que vamos fazer um no final do ano sobre o episódio 7, né? Imagina se a gente ia perder mais uma chance de falar do nosso tema preferido! 🙂 E eu também estou levando muita fé! E acho que tem potencial sim para ser o melhor de todos, Augusto!

  • Walter Gomes

    Depois desse apelido trilogia voldemort nunca mais vou olhar pro meu box “definitivo” de star wars da mesma maneira.

    • GG

      Ahahahaa! 😀

  • Cristiano Lagame

    Ouvindo…

    • Cristiano, não deixe de participar aqui depois…
      Abraço.

      • Cristiano Lagame

        Tô ouvindo pela segunda vez já!
        Sensacional! Tá ótima a sonorização do podcast! Tiraram onda!
        Gostei muito das observações feitas!
        Eu sempre soube que o Eduardo Miranda seria uma ótima participação num podcast, mas agora tô achando que ele deveria ter seu próprio podcast… 🙂
        Vocês ficaram bem a vontade, heim?! Assim que é bom!
        Ótimas críticas!

        • Carla Gois

          tambem acho. Acho que vocês são o único podcast que não coloca a música tema em loop over and over o episódio todo! A música tem a ver com o clima do que está sendo falado! Good Work, guys!

          • GG

            É isso aí, Carla! O som é importante pra dar o tom da conversa e fortalecer o clima. A pesquisa sonora é uma etapa importante na hora da edição. Que bom que está gostando! 🙂

          • Marsellus Wallace

            Engraçado. Eu ouço podcasts no trabalho quando um cara aqui coloca nos auto-falantes pra geral ouvir. Como trabalhamos no turno da noite não incomodamos ninguém.
            Só que eu nem sabia que tinha música além daquelas que sobe quando acabam as risadas. Depois de ler esses comentários, cliquei no player pra ouvir e pude ver que tem sim música de fundo.
            Não rola de aumentar o volume pra todo mundo conseguir ouvir, sem ter que usar fones de ouvido?

          • GG

            Entendo que uma parte dos ouvintes ouça como você, cara. Mas fazer o que você sugere significaria trocar a maior parte que hoje tem uma experiência completa + a menor parte que tem uma experiência parcial, por uma minoria com uma experiência completa + uma maioria com uma experiência negativa, já que o volume maior faria quem usa fones de ouvido não entender direito o que está sendo dito.
            Por favor, não mande o Jules e o Vincent tentar me convencer do contrário. 😉

          • Marsellus Wallace

            Vou pensar.

          • Seja medieval com o GG!!

          • GG

            Você que é o liberal aqui, Tibério. 😀

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E14 - Star Wars: Trilogia Clássica - Abacaxi Voador()

  • Bruno Praça

    A luta do Yoda ficou uma porcaria. Parece uma pulga que tomou energético. A sequência da arena também não ficou nada legal. Um monte de Jedi genéricos que mal sabemos o nome e que não tiveram nenhum desenvolvimeto para que nos importamos com eles) dando golpes a esmo (e muitas vezes no vento), lutando contra um monte de robozinhos sem graça. Sem contar a tosqueira que é colocar eles numa arena ao invés de matarem logo eles. Aanakin perdendo a mão foi mal feita, pois ele fica tipo uns 2 segundos e meio olhando pro Doku e com a guarda completamente aberta até levar o golpe. Sem contar a luta em si, que tem momentos onde eles ficam parados só rodando os lightsabers parecendo dança do grupo “Locomia”

    • GG

      Bruno, concordo contigo quanto ao mau aproveitamento dos Jedis. Na trilogia clássica, quando mencionam os Jedis sendo exterminados, a gente imaginou mil coisas com tantos “heróis” morrendo ao mesmo tempo. Ali na cena foi um bando de NPC caindo um a um, sem a gente ter nenhuma empatia por eles. Uma pena.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      “parecendo dança do grupo “Locomia”.”

      Rindo alto aqui. Nunca mais vou ver essa luta da mesma forma. 😉

  • DD

    Parabéns pelos dois últimos casts.
    Com certeza os melhores que já ouvi, em todos sentidos!!!
    Continuem com esse excelente trabalho, cada vez curto mais os casts de vcs… um adendo: recentemente terminei de ouvir todos os casts de vcs… mas os de Star Wars já ouvi 3 vezes cada um, esse tema é uma paixão que tenho!!!
    Que a força esteja com vcs!!!
    Ps. Caruso está ‘onfire’ nesses casts!!!

    • Carla Gois

      Gentem, que episódio incrível! Eu não entendo metade dos detalhes técnicos porque não leio os livros, mas vocês falam de um jeito que eu me sinto ainda muito mais fã do assunto do que me considero!
      E concordo com o dd, o Caruso está afiadíssimo quando se trata de Star Wars!
      Já falei e repito, vocês são meu podcast #1!
      Bjks a todos, até pro convidado reclamão que entende bastante do assunto! S2

      • Cristiano Lagame

        Já assisti palestras do Henrique Granado, Caruso e do Eduardo Miranda, eles são sinistros!!!

      • helvecioparente

        Pensei logo de cara em chamar o “convidado reclamão” quando a gente decidiu falar da trilogia Voldemort. O Eduardo é muito inteligente, entende muito de Guerra nas Estrelas, e tem MUITA coisa pra falar sobre o assunto – já tive várias discussões (amigáveis) com ele.

      • Rodrigo “Rod” Montaleao

        Curiosidade: O “convidado reclamão” é o responsável por ter trazido todos os animes da época de ouro da TV Manchete, inclusive um tal de Cavaleiros do Zodíaco que você já deve ter ouvido falar. Então, se você viveu essa época ou gosta de animes hoje em dia por conta de Cavaleiros (ou da Manchete), agradeça a ele. 🙂

  • Thiago Cordeiro

    Campanha “Tibério libera seu roteiro de EPIII!”

    • GG

      Libera pra galera, Tibério! 😀

      • helvecioparente

        Libera aí, Tibério!

        • Rodrigo “Rod” Montaleao

          @tbrvelasquez:disqus.. deixa de jogo duro. Libera aí!!!

          • Marsellus Wallace

            Libera pra mim vai

      • Opa, que êêsssooo?!?! Só o roteiro!

        O spoiler é que no fim era tudo um sonho do Jar Jar.

    • DD

      Seria legal além de ter o roteiro, ter tbm umas cenas feitas pelo ‘Marcelo Pereira 3D’ p termos um vislumbre de como teria sido essas cenas icônicas que nunca existiram…
      Ótima idéia @disqus_yAb42DRs8I:disqus!!!

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E14 – Star Wars: Trilogia Clássica | Podflix()

  • Henrique Barreto

    No vídeo da pré estreia em 1999, os jedi lutando no cinema, pela primeira vez na história da saga, um sabre de luz/sinalizador de avião….unbelievable kkk

  • Elieverson Santos

    Olá meus amigos podcrastinadores! Não poderia deixar de dizer que mais uma vez vocês acertaram em cheio no conteúdo do episódio. Divertido é pouco para descrever o momento que eu parei para ouvir o cast, e quero citar também que esse episódio teve um dos melhores (se não o melhor) encerramento que já ouvi em anos acompanhando podcast. Vocês deixaram a sensação de empolgação no final que o encerramento dessa trilogia não deixou, sério, ficou muito bom. para não me estender muito, vou dizer apenas que o ep I eu vi 11 vezes (sério, não estou brincando), o ep II 8, mas o ep III eu vi uma vez só e no cinema. Os 2 primeiros eu tive uma empolgação enorme de mostrar para meus amigos e como não tinha um senso nerd formado ainda, não ligava muito para as coisas que chamavam a atenção dos fãs mais fervorosos. Até hoje não sei dizer o motivo de ter visto o terceiro filme apenas uma vez. O tempo passou e com ele o meu lado nerd foi se expandindo e minha visão sobre esta obra foi mudando. hoje vejo com outros olhos esses filmes, mas guardo ainda um sentimento de carinho pela proposta que eles traziam em mostrar a origem da saga, pena que a execução deixou a desejar. Depois desse cast, eu fiquei muito a fim de ver novamente o ep III, e acho que vai ser muito interessante quando o vir e lembrar das opiniões de vocês. Então, muito obrigado mais uma vez por tudo e que a força sempre esteja com todos vocês.

    • Sabe que depois de depois desse cast, minha esposa veio pra mim e disse, não lembro de nada que você falaram, acho que teremos que ver os filmes novamente!!! Imagina minha cara de felicidade! hahaha

      Que bom que o cast serviu para instigar isso nas pessoas e gastar mais um pouquinho do blu-ray!

      Abraço!

  • Henrique Barreto
    • HAhahaha
      Ou muito melhor!!! 😉

  • Meeeeedo….

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E22 - Top Naves do Cinema e da TV - Abacaxi Voador()

  • GUSTAVO MEDEIROS

    Alguém falou (não lembro quem) que a cena da corrida Podrace foi uma das melhores do cinema etc. Mas me parece que ela foi totalmente inspirada na cena de corrida de bigas do filme Ben-Hur original. Não sei se tem algum algum artigo falando sobre essa comparação mas a semelhança é flagrante. Então achei importante mencionar isso aqui como forma dar os devidos créditos ao filme do William Wyler.

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E14 - Star Wars: Trilogia Clássica | Podcrastinadores()

  • Pingback: Podcrastinadores.S04E27 - Star Wars: Rogue One | Podcrastinadores()

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E28 - Star Wars VII: O Despertar da Força | Podcrastinadores()

  • Pingback: Podcrastinadores.S05E08 - Episódio 100! | Podcrastinadores()

  • Murilo

    acho péssimo essa “nova trilogia”, texturas esticadas, efeitos especiais só pra punhetação do tipo (olha oque agente sabe fazer) nenhuma tenção pois os jedis no filme ficam com cara de (nem ligo, to nem ai) darth vader ser convertido a um garotinho, detalhe que é o mesmo garotinho do filme (turboman) aquele que o arnald swasnegher quer comprar um brinquedo pro filho. enfim o star wars essa “nova” trilgoia é cheio exageros e de forma tosca. claro que tem coisas legais, mais no geração é muito bosta.

    pra mim a ameaça fantasma é como o dragon ball GT. uma decepção só cagou na obra prima dragon ball Z/episodio IV, V e VI.

    e o episódio VII e rouge one é o dragon ball super, retomou a franquia de forma sublime.
    jar jar binks é tão irritante quanto o gil do GT.

    • Rodrigo “Rod” Montaleao

      Boa analogia. Se bem que pelo menos a Trilogia Voldemort é “canon” oficial, já GT nem isso. Ainda bem, porque realmente aquilo é qualquer coisa. E o Gil era extremamente irritante mesmo, mais até do que o Jar Jar.

      • Murilo

        pois é nada consegue ser pior que GT.
        o pior é vários youtubers posers falando (ai GT é canonico sim) kkk
        akira toriyama só ajudou em algumas concept arts e nada mais que isso. tanto que essa época ele deu uma brigada com a toei. agora o akira e o toyotaro está fazendo super e está bem bacana. diga se de passagem o dragon ball super eu acho mias legal que a saga do majin boo do fim do Z.
        o meu favorito sempre será o dragon ball clássico (antes do Z até) o Z em segundo que pra mim é marcante e nostalgico.

        e star wars meu personagem favorito é o han solo agora é a rey S2.