Podcrastinadores.S03E07 – Birdman e os Melhores Planos-Sequência

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas premiou Birdman com o Oscar de melhor filme de 2014, retomando a discussão dos grandes planos-sequência do cinema e sua real necessidade para se contar uma história. Seria esta técnica apenas uma maneira de tentar transformar um filme medíocre em uma obra de arte?

Para responder esta e outras questões, fizemos um debate sobre o que é esse tão falado plano-sequência, e relembramos os melhores filmes em que a técnica foi utilizada na telona, sem deixar de fora Birdman e seu final polêmico.

Recorde esses grandes momentos do cinema com Gustavo Guimarães, Helvécio Parente, Rodrigo MontaleãoTibério Velasquez, Carlos Voltor e a convidada Lully de Verdade.

Ouça e participe!

planseq2-copy

Links relacionados a este episódio:

– Episódios dos Podcrastinadores sobre Os Melhores de 2014 e Tom Cruise.

Lully de Verdade: Cena ou Take? Plano ou Frame?

Making of da sequência da perseguição de carro em The Raid 2

Plano-sequência de abertura do filme A Marca da Maldade

Plano-sequência do filme O Quarto do Pânico

Plano-sequência e making of de A Invenção de Hugo Cabret:

Plano-sequência de Profissão: Repórter:

– Dois planos-sequência marcantes de Filhos da Esperança: este e este

Participe você também escrevendo pra gente: [email protected]
Queremos saber quem é você que nos ouve: vá em facebook.com/podcrastinadores e mande seu Like lá.

  • Carla Gois

    Esse podcast é quem merece o Oscar!!
    Vocês estão ficando imbatíveis! Parabéns, meninos!

    • Obrigado Carla!

    • helvecioparente

      Valheu!

  • Marcelo Melo

    Ficou muito bom mesmo, parabéns… Sobre o tema, diversas séries já usaram o recurso… Vocês até citaram The Office (se me lembro bem)… Mas na série Arquivo X, teve um episódio (que está na minha lista de preferidos), chamado “Triangulo”, em que o Mulder vai parar na Segunda Guerra, e a Scully vai em busca dele no Triangulo das Bermudas… Nesse episódio, cada bloco (que tem em torno de 10 / 11 minutos) foi rodado em plano-sequencia… E no último, mostrava o passado e o presente divididos na tela, então você acompanha tudo que está acontecendo ao mesmo tempo… Esse é um dos episódios mais legais da série, e foi nele que aconteceu o primeiro beijo entre Mulder e Scully, com um resultado surpreendente… E como ele não faz parte da mitologia, pode ser visto sem problema nenhum… Vale a pena ser visto.

    • Obrigado Marcelo. Nós citamos The Office quando falamos da interação do personagem com a quarta parede e não especificamente sobre o plano-sequência. Na verdade o plano-sequência aparece em algumas séries e preferimos deixar elas de fora. Talvez o momento mais recente tenha sido em True Detective, com um plano de 6 minutos e impressionou muita gente. Dá uma pesquisa na internet que você encontra e diz o que acha.

      Abraço.

      • helvecioparente

        Marcelo, pensamos em incluir séries e videoclipes, mas o podcast ia ficar muito grande!
        Tem alguns videoclipes bem legais em plano sequência…

  • jujuba

    Mais um ótimo podcast e ótima convidada. Eu já havia visto alguns videos de Lully sobre viagem e cada ponto turístico ela relacionava com algum filme. Bem legal.

    Não me matem pela ignorância, mas nunca me interessei pela parte técnica de um filme.
    Pensava que saber como ele era feito o desglamourizaria.
    Gostava de imaginar que uma boa cena era um ato de mágica do diretor ou algo que o valha, mas então ouvindo sobre e vendo as cenas, tu chega a conclusão que é quase isso mesmo, uma mágica ou um balé, como disse Lully.
    Tipo “The Raid”, a cena sendo feita é tão ou mais sensacional que o resultado final.

    • Obrigado Jujuba… ótimo apelido. hehehe

  • Elieverson Santos

    Fala galera! Mais um episódio muito bom, eu queria mesmo me interar a respeito desse assunto.
    Em primeiro lugar estou muito feliz que vocês tenham lido meu recado no podcast, isso foi muito especial para mim. Em segundo lugar, o que eu falei sobre a Sara Connors é sério, está na sinopse oficial e no trailer aparece de relance uma cena do exterminador segurando uma menina no colo, o que deixa claro a informação dele voltar para preparar ela desde criança para a treta que virá. Terceiro, entendi e concordei que para ter uma qualidade tão boa é preciso tempo e dedicação, então eu ficarei na espera como sempre faço ansioso. E por último, não estou procurando emprego,mas se tivesse pelo menos conhecimento, tempo e uma qualidade de internet boa, não tenham dúvidas que eu me disporia a ajudar com toda satisfação e sem importar com honorários (pelo menos no início, hahaha). Abraços para todos e até a próxima.

    • GG

      Ahaha, que bom que você levou a brincadeira na boa, Elieverson!
      Abração!

  • Yuri R. Basilio

    na minha opinião de M*** ,o final é uma metáfora. Ele desiste da peça ( dá um tiro na cabeça) , abandona a pose cult ( se joga pela janela ) e voa ( volta a ser o Birdman)

  • Jesse Filho

    O plano-sequencia inicial do filme “Um tiro no escuro” (A Shot in the Dark), do Blake Edwards com a 2ª participação do inspetor Closeau não poderia ter entrado nesse podcast? (Não sei se alguém já comentou este detalhe… Aliás Peter Sellers-inspetor Closeau, não merecia alguns comentários nos podcasts?) Abraços a todos, acho o melhor podcast sobre cultura em geral!!

  • Pingback: Podcrastinadores.S03E11 - O que você entendeu destes filmes? - Abacaxi Voador()